Festival: tem início a programação do teatro de rua
Os espetáculos do Festival de Teatro Sergipano já tomaram Aracaju, desde a última terça-feira, 15. Depois de um encantador cortejo teatral que reuniu diversos grupos da capital e do espetáculo do grupo Oxente de Teatro, que mostrou seu ‘Casamento Suspeitoso’ ao público presente no Teatro Tobias Barreto, chega a vez de começar os espetáculos de rua.
O primeiro deles ocorreu na tarde desta quarta-feira, 16, na Praça Fausto Cardoso, centro da capital. O espetáculo apresentado foi o Folclore na Cabaça, apresentado pelo grupo aracajuano, Boca de Cena. A companhia que está na área há seis anos, nasceu de um curso de formação de atores promovido pelo grupo Imbuaça.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou o primeiro espetáculo de rua do Festival e se mostrou muito satisfeita com o trabalho apresentado pelos atores da nova geração.
“O que temos aqui é um sentimento de realização, sobretudo quando vemos um espetáculo como este, com jovens atores se apresentando na Praça Fausto Cardoso, um local que é símbolo da nossa história. Percebemos que as pessoas passam, param, e querem ver o nosso teatro e isso é muito gratificante. Enfim, é possível ver que a nossa tarefa está trilhando o caminho certo e começa a ser cumprida e que estamos conseguindo realizar um sonho de décadas daqueles quem faz o teatro em Sergipe”, ressaltou a secretária.
Entre os artistas que faziam o espetáculo, a euforia era total, afinal trata-se do primeiro grande evento que eles participam o que acarreta uma grande responsabilidade para estes jovens atores. A atriz Lidiane Lima, integrante do grupo Boca de Cena, por exemplo, descreveu a experiência como única. “Além da Mostra Brasil de Teatro de Rua, este é o primeiro evento de grande porte, no qual nosso grupo participa. E estar abrindo os espetáculos de rua tem uma representatividade e responsabilidade ainda maior para nós. Estamos honrados e muito felizes pelo sucesso do espetáculo”, descreveu a jovem.
Estrutura
Uma estrutura foi montada para o espetáculo, com todos os equipamentos necessários, incluindo camarim, banheiro químico e cadeiras para proporcionar mais conforto para o público que prestigia a festa. Janaína Rodrigues, coordenadora de eventos da Secult, argumenta que tudo foi pensando de maneira a beneficiar e atrair o público para serem cada vez mais adeptos do teatro local.
“Primeiramente pensamos em realizar os espetáculos na Praça Fausto Cardoso por toda a história que ela representa para nós sergipanos. A partir daí foi elaborada uma estrutura que proporcionasse conforto e comodidade a todos que se dispuserem a assistir os espetáculos, e aos grupos que atuarão nas peças, através da montagem de camarins, distribuição de lanches e demais utensílios que garantem o conforto antes e depois da apresentação.”, completou Janaína.
O público mais uma vez marcou presença e cercou a arena de apresentação, sorrindo bastante e se surpreendendo com tudo o que via. A agente de saúde, Jeane Conceição era uma das mais animadas. Acompanhada de sua filha, Daniela Conceição, Jeane, estava encantada com a apresentação do Boca de Cena, e aprovou a iniciativa em levar teatro gratuito para as ruas da capital.
“Por incrível que pareça esta é primeira vez que estou assistindo uma apresentação de teatro e estou simplesmente amando. É encantador como os atores interpretam e passam verdade no que dizem”, afirmou a agente de saúde que aprovou a iniciativa.
O corretor de imóveis, Orácio Pereira também estava radiante com o espetáculo. Ele conta que possui certa vivência com o teatro, através de seu trabalho de conclusão de curso, que trabalhou este tema. “Este espetáculo está me fazendo reviver tudo o que presenciei em minhas pesquisas e isso está sendo muito emocionante para mim. O festival é uma idéia fabulosa, afinal, fomentar estes espetáculos de rua, é muito importante, pois o teatro de rua é uma etapa fundamental para quem quer seguir esta carreira”, notou.
A recepcionista Maria José, também não desviava a atenção da peça. Ao lado de uma amiga, a senhora acompanhava atentamente as cantigas entoadas pelo grupo, batia palmas e sorria a cada brincadeira. “Foi uma apresentação maravilhosa. Adorei passar por aqui e encontrar este lindo espetáculo. Já sei que nós próximos dias haverá outros e sem dúvidas estarei aqui marcando presença”, garantiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Festival: tem início a programação do teatro de rua –