[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Implantar uma nova filosofia na participação do Governo do Estado durante os principais festejos da nossa região, agregando valor e resgatando as autênticas tradições em diversos municípios. Esse foi o direcionamento que o governador de Sergipe, Marcelo Déda, explicitou como referencial durante a apresentação da programação dos festejos juninos no Estado. A iniciativa envolverá, ao todo, 33 municípios sergipanos, tendo a capital Aracaju e os municípios de Estância, Areia Branca, Capela e Muribeca como cidades pólo na programação festiva. O lançamento dos festejos ocorreu nesta quinta-feira, 24, no Centro de Convenções.

"Investir nas nossas autênticas tradições é um fator estimulador do turismo e tem retorno garantido. Essa visão demonstra que o Estado de Sergipe tem hoje uma administração que se baseia em conceitos modernos, culminando com a transformação de Sergipe literalmente no ‘país do forró’, trazendo divisas, estimulando a atividade turística e fortalecendo a identidade cultural. O Governo está de parabéns", declarou o prefeito do município de Areia Branca, Ascendino Souza.

Segundo ele, Areia Branca, que já viveu tempos áureos nos festejos juninos, com o São João de ‘Paz e Amor’ tem agora uma oportunidade ímpar de reconquistar sua posição de destaque no cenário nordestino, contribuindo para que Sergipe consolide a tradição de realizar o melhor São João do país. "Além disso, o benefício se estende à própria economia local com geração de emprego e renda com o comércio, o aluguel de casas durante o período junino e os diversos serviços realizados durante a festa. Esta é, sem dúvida, a arrancada para que Areia Branca viva um novo ciclo com o São João de Paz e Amor", definiu o prefeito.

Valorização cultural

Outro aspecto relatado pelos prefeitos refere-se à iniciativa inédita do Governo em trabalhar em parceria com as prefeituras de capital e dos diversos municípios, com a cota de patrocínio master do evento, ao lado do Banco do Estado de Sergipe (Banese), o que contribuirá para a realização dos festejos em todo o Estado. "Os municípios menores têm dificuldade de realizar um evento competindo com atrações de renome nacional. Isso estava gerando um esvaziamento em todos os municípios do interior durante os festejos juninos", frisou o prefeito da cidade de Estância, Ivan Leite.

"A preservação cultural das quadrilhas, das batucadas e dos trios pé-de-serra é um elemento imprescindível. Em Estância temos a tradição do buscapé, da espada, além de sermos a capital nacional do Barco de Fogo, um espetáculo pirotécnico belíssimo e que atrai muita gente. Contudo, não tínhamos como competir com as grandes atrações. Essa medida do Governo do Estado foi acertada e acreditamos que terá pleno êxito", afirmou Ivan Leite.

De forma semelhante, o prefeito da cidade de Capela, Manoel Messias ‘Sukita’, enfatizou a importância da mobilização governamental para o resgate cultural. "Confesso que fiquei surpreso já que não esperava essa iniciativa do Governo do Estado nesse momento. É uma demonstração inequívoca da sensibilidade do governador para o resgate de uma tradição importantíssima para toda a nossa gente. É a nossa identidade que está sendo valorizada", sentenciou Sukita.

"Já realizei festejos juninos em anos anteriores sem nenhum tipo de apoio do Governo do Estado e pude sentir o quanto é difícil promover um evento que realmente promova nossas tradições. A partir dessa iniciativa, acredito que os festejos juninos do nosso estado retornarão à dimensão que nunca deviam ter perdido", complementou o prefeito de Capela.

Parceria na capital

O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, também fez questão de registrar o que definiu como um marco na realização de eventos desse porte que é, pela primeira vez, o Governo do Estado e o Banese serem os maiores patrocinadores do Forró Caju. "O que antes era competitividade, se transformou em sinergia completando, melhorando e ampliando a dimensão dos festejos, tanto na capital, quanto no interior. Se tínhamos nos últimos anos 15 dias de forró, agora teremos 30 dias e o fortalecimento dos festejos no interior. Todos ganham com isso", disse Nogueira.

Durante a apresentação, o governador Marcelo Déda explicou que além de não buscar a competição com o Forró Caju, os festejos desse ano adotarão uma fórmula que racionaliza o uso dos recursos investidos na festa. "Só com a economia que teremos na realização dos festejos da capital, nessa nova organização, teremos condições de investir na revitalização do São João do interior. Atenderemos às cidades-pólo com forte tradição na realização dos festejos, em parceria com as prefeituras locais, além de oferecer apoio na realização dos festejos em outros 28 municípios, contemplando o maior percentual possível da população sergipana", detalhou o governador.

Segundo Déda, a programação do "Sergipe, Forró e Paixão" 2007 foi dimensionada dentro desses novos conceitos para que sejam realizados os melhores festejos dos últimos tempos. "Vamos celebrar a alegria, a criatividade, a capacidade de trabalho e a capacidade de fazer festa dos sergipanos que já se tornaram referência nacional", afirmou Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.