[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após o êxito nas aberturas do Arraiá do Arranca Unha (Centro de Criatividade) e Arraiá do Povo (Orla de Atalaia), o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início nesse sábado, 18, a mais uma tradicional festa junina do Estado: a do Complexo Cultural Gonzagão, no conjunto Augusto Franco. Concurso de quadrilhas e muito forró pé-de-serra animaram o lugar que leva o nome do maior ícone da cultura nordestina.

A principal marca da festa é a mobilização da comunidade do conjunto Augusto Franco em torno dela. Os moradores da região não só prestigiam do evento, como também fazem questão de auxiliar na decoração e acompanhar os ensaios das quadrilhas no período que antecede o mês de junho. Alguns até comercializam bebidas e comidas típicas durante os festejos para garantir renda extra.

A festa de São João no Gonzagão também é especial para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou o primeiro dia do evento. “Cresci no conjunto Augusto Franco e passei bons momentos da minha adolescência aqui no Gonzagão. Enquanto assistia às apresentações, lembrava dos vários festejos juninos que já passei aqui nesse espaço e é emocionante ver que a comunidade ainda nutre esse carinho pela festa”, conta.

Quadrilhas juninas: espetáculo no Gonzagão

Em 2011, a festa no Gonzagão ganhou uma novidade: o concurso de quadrilhas.  A dinâmica classificatória é a mesma aplicada na tradicional disputa do Arraiá do Arranca Unha. Nessa primeira noite de competição, apresentaram-se as quadrilhas: Unidos do Arrastapé, Cangaceiros da Boa, Todos em Asa Branca, Calcinha Preta, Todos em Sanfona de Ouro e Pioneiros da Roça. Das cores aos passos, tudo hipnotizava os olhos do público.

A primeira animou quem assistia com um xaxado bem acelerado; a Cangaceiros da Boa encantou com a diversidade de cores do figurino ; a Todos em Asa Branca fez homenagem especial aos santos do mês de junho; a Calcinha Preta simulou uma quermesse no meio da apresentação; a Todos em Sanfona de Ouro privilegiou passos mais tradicionais; a Pioneiros da Roça surpreendeu com troca de roupa no meio do tablado e uma homenagem à xilogravura.

Para o diretor do Gonzagão, William Conceição, é um prazer organizar o evento ao lado da comunidade. “A participação dos moradores é fantástica, a gente percebe o zelo deles com os preparativos da festa”, diz. Após as apresentações, o autêntico forró sergipano tomou conta do espaço. O grupo Enchendo e Derramando foi o responsável por garantir o ‘rala-fivela’ até altas horas da madrugada.

Comunidade envolvida com a festa

Há décadas promovendo cultura e alegria no conjunto Augusto Franco, o Gonzagão, mais uma vez, abriu suas portas para a tradição junina. Famílias, casais, turmas de adolescentes, crianças e idosos reunidos no mesmo espaço para celebrar os santos mais festeiros do calendário.

Mara e Marco Antônio, por exemplo, nasceram e cresceram no conjunto e sempre marcavam presença na festa junina do Gonzagão. O lugar também foi cenário para a história de amor dos dois, que hoje são casados, mas continuam com o hábito de prestigiar o evento. “Essa festa faz parte da nossa vida, nós a adoramos e já trazemos nosso filho, de dois anos, para brincar o São João aqui nesse espaço”, conta Mara.

O período junino também marca os reencontros familiares. É nessa época que dona Rosana Batista, de 59 anos, recebe em sua casa os irmãos e sobrinhos que moram em São Paulo. E o Gonzagão é palco para essa confraternização familiar. “Todo mês de junho eles vêm me visitar e gostamos muito de vir pra cá, porque é aqui que eles também podem reencontrar velhos amigos aqui da região e matar um pouco a saudade do forró e das quadrilhas”, revela dona Rosana.

A programação junina no Complexo Cultural Gonzagão segue até 29 de junho. Confira a programação:

19 de junho (domingo)
17h – Peneirou Xerém
18h – Concurso de quadrilhas (fase classificatoria)
20h30 – Forró Mandacaru

23 de junho (quinta)
20h – Concurso de quadrilhas (fase classificatoria)
23h – Trio Xodó da Vila

24 de junho (sexta)
20h – Concurso de quadrilhas (fase classificatoria)
23h – Sorriso de Prata

25 de junho (sábado)
19h – Concurso de quadrilhas (fase classificatoria)
22h – Trio Abusados da Roça

26 de junho (domingo)

19h – Concurso de quadrilhas (fase classificatoria)
22h – Trio Forró Pesado

27 de junho (segunda)
20h – Concurso de quadrilhas (semi-finais)
23h – Forró Balança Eu

28 de junho (terça)

20h – Concurso de quadrilhas (semi-finais)
23h – Trio Fala Sério

29 de junho (quarta)
19h – Concurso de quadrilhas (final)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.