[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a maior participação de criadores dos últimos anos, a 1ª Festa do Leite e 26ª Exposição Feira da Região Norte terminou no domingo, 23. Ao todo foram 70 expositores, que apresentaram 602 animais, entre bovinos, ovinos e caprinos. Mereceu destaque a participação de agricultores familiares com animais de qualidade, que participaram dos torneios leiteiros de caprinos e bovinos. A Festa do Leite e a exposição foram realizados em Nossa Senhora da Glória.

Os eventos começaram na quarta-feira, 19, e foram organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário (Seagri) e do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Sebrae, agentes financeiros, instituições de pesquisa e de ensino e empresas do setor agropecuário.

Os eventos também serviram para o intercâmbio de informações. O Deagro programou para a Exposição uma série de palestras sobre pecuária do leite e outros assuntos de interesse da região. As palestras foram proferidas por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do próprio Deagro.

Agricultura familiar

Cerca de 30 agricultores familiares assistidos pelo Deagro, de comunidades rurais e assentamentos dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Monte Alegre, Carira, Gararu  Itabi , Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores e Simão Dias, particparam da Feira da Agricultura Familiar. Eles comercializaram seus produtos agrícolas e artesanato.

Esta foi a primeira vez na história da Exposição de Nossa Senhora da Glória que aconteceu esse tipo de evento. Segundo o diretor do Deagro, Jefferson Feitoza, o objetivo da feira da agricultura familiar não foi fazer mais uma feira para a comercialização de alimentos regionais, pequenos animais e artesanato. "A intenção é disponibilizar um espaço em que agricultores e consumidores possam dialogar, que os agricultores e artesãos possam vender os seus produtos a preços justos e que os consumidores possam comprar produtos de qualidade a preços menores que os de feiras ou supermercados", disse ele.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.