Feirantes agradecem ao Governo pela Feira da Agricultura Familiar
Com a chegada do fim do ano, os agricultores que integram o projeto da Feira da Agricultura Familiar, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), agradecem a oportunidade de poder participar da iniciativa no decorrer de 2013 e torcem pelo mesmo sucesso do projeto em 2014.
A feira que acontece desde 2011, quinzenalmente, na Seides, também está presente na Secretaria de Estado da Educação (Seed) e em mais 13 municípios sergipanos. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção de pequenos produtores rurais de vários municípios sergipanos.
A iniciativa acontece em Aracaju, Boquim, Estância, Gararu, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Ribeirópolis, Tomar do Geru e Umbaúba.
“Em média, 320 agricultores estão participando ativamente das feiras. Em 2014, mais três implantarão o projeto: Cristinápolis, Salgado e Poço Verde”, explicou o coordenador do projeto, Lucas Aroaldo.
A feirante Maria Acácia dos Santos comercializa alimentos na feira da Seides há dois anos e se diz muito satisfeita com o seu lucro. “Não posso reclamar de nada, pelo contrário, só agradecer a Deus e ao Governo de Sergipe por essa oportunidade. Desde o primeiro dia da feira tenho vendido meus lanches muito bem, nunca tive prejuízo. Torço para que em 2014 possa continuar aqui, com o meu espaço”.
Emocionada, a agricultora Maria Madalena Vieira, ressaltou o nome do Governador Marcelo Déda em seu agradecimento. “Não posso deixar de agradecer muito a Marcelo Déda. Parece que tudo que é bom dura pouco, já que primeiro perdi o padre Geraldo, prefeito de Japaratuba, um homem abençoado e com muito planos para a população da minha cidade. Agora, mais uma tristeza no meu coração, a perda do meu Governador. Déda sempre pensou em ajudar a quem mais precisa. Essa feira foi a grande solução para ajudar a pagar minhas contas em casa. O dinheiro que eu ganho aqui, pago minhas contas de luz, água, compro meu gás. Peço a Deus para que a feira continue”.
A iniciativa viabiliza a comercialização direta entre o centro produtor e o público consumidor revertendo maior renda ao agricultor, que diversifica o destino de sua produção. Outras vantagens das Feiras da Agricultura Familiar são a utilização de métodos agroecológicos e a adoção de medidas de proteção ambiental, com o controle da emissão de resíduos das feiras e dando a eles uma destinação correta.
A satisfação em participar da feira não foi diferente para a agricultora, Vera Lúcia Santos. “Pense numa feirinha boa, já fiz uma clientela, bons amigos nesses dois anos e ainda vendo meus produtos direitinho. Enquanto tiver feira, eu estarei aqui, com fé em Deus. Tenho prazer em trazer meu produtos para vender aqui na Seides”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Feirantes agradecem ao Governo pela Feira da Agricultura Familiar –