[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até amanhã, dia 8, permanece montada na praça Fausto Cardoso, Centro da cidade, a 25ª Feira de Móveis e Artesanato dos presidiários de Sergipe. A Prefeitura de Aracaju mais uma vez apóia a iniciativa através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que cede o espaço e padroniza toda a feira com a montagem das barracas. A Guarda Municipal também garante a segurança do local. A Pastoral Carcerária, juntamente com a Arquidiocese de Aracaju promovem a feira que acontece três vezes ao ano desde 1997.

Móveis de madeira e até peças íntimas são confeccionados pelos internos dos presídios de Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto e vendidos na feira. Segundo o vereador Carlos Antônio Magalhães, “o Magal da Pastoral”, um dos organizadores do evento, a cada nova edição a qualidade e a arte dos produtos comercializados melhoram. “O produto é sempre madeira de lei: angico, maracatiá, louro, madeira de primeira”, afirma.

Os produtos comercializados vão desde camas, cadeiras, mesas, armários, estantes, baús, bem como materiais para utilidades do lar e brinquedos. Todos os produtos são negociados por familiares dos internos e a renda é revertida para o próprio interno, sua família, a equipe que ajudou na fabricação e para a compra da matéria prima.

É através dessa feira que Adeilma Santos, esposa de um dos detentos do presídio de Nossa Senhora da Glória, retira boa parte do sustento de sua família. “É muito importante uma feira desse nível, pelo menos é uma renda a mais, porque só sobreviver com o salário não dá”, desabafa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.