[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Agricultores e consumidores demonstraram-se satisfeitos pela implantação da  Feira de Produtos Orgânicos, realizada pela primeira vez na última sexta feira, 5, pela OCS – Organização de Controle Social do Leste Sergipano, em parceria com Governo do Estado e Secretaria de Estado da Agricultura, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e prefeituras de Japaratuba, Capela e Pirambu.

A Feira, que reuniu 18 agricultores, contou com o apoio da população que adquiriu os produtos orgânicos colocados à venda, a exemplo de coentro, couve chinês, mostarda, mamão, manga, mangaba, maracujá, alface, salsa, macaxeira, mel, própolis, pólem, cenoura, laranja, graviola, coco verde, jenipapo, ovos de galinha da capoeira, pé de moleque, puba, tapioca, beiju, amendoim, abóbora, limão e sapoti.

A Feira foi aberta oficialmente pelo presidente da OCS , Manoel dos Santos, que agradeceu o apoio da Emdagro e Prefeituras e destacou a importância do agricultor fornecer alimentos sem veneno para os consumidores, bem como para sua família.

Na oportunidade, o diretor da Emdagro, Bernardo Lima, parabenizou os agricultores e a própria Emdagro pelo compromisso assumido com a produção orgânica, destacando que “além do alimento saudável é importante a proteção da renda dos agricultores familiares que necessita cada vez ser apoiados em suas atividades”. O diretor  enfatizou que “ficou surpreso com a diversidade de produtos  e falou do lançamento da feira como evento histórico onde o diferencial dos agricultores é justamente a preocupação com a produção de alimentos saudáveis tendo como grande desafio o crescimento do processo”.

A técnica local da Emdagro, responsável pela assistência técnica aos agricultores, Josenildes Oliveira, destacou que a criação da feira é fruto de um trabalho articulado entre a extensão rural e os agricultores familiares, onde o planejamento das ações foi o ponto de partida na perspectiva da organização, produção e  comercialização. Destacou o orgulho que sente pelos seus 21 anos de trabalho junto aos agricultores familiares enfatizando que ainda existem grandes desafios a serem superados no processo de implementação da feira.

A prefeita de Japaratuba, Lara Moura, fez questão de enfatizar a importância dessa iniciativa dos agricultores junto com a Emdagro, destacando que “o projeto começa pequeno mas com perspectivas de grandes resultados”.

Para a agricultora Ediona Rezende Santana, do Assentamento Treze de Maio, a feira é muito importante, pois “venho vender minha mercadoria  e é daqui que tiro o sustento de minha família  e ainda compro uma carne, um remédio, inclusive já vou comprar com o dinheiro que arrecadei uma sandália para mim, pois já faz algum tempo que preciso.”

“Não tenho palavras foi um sonho realizado porque só ter alegria onde vender meus produtos é um grande ganho”, diz a agricultora familiar Maria Madalena Vieira dos Santos, do Assentamento Treze de Maio. “Eu vendia na minha propriedade 30 kg de macaxeira por R$ 7 e agora tenho a chance de vender direto ao consumidor e ganhar mais. Não tenho palavras para falar só dizer que é uma grande alegria. Quando a gente não tem a quem vender, a gente não se anima, mas sabendo que tem onde vender, a gente se anima”, afirma a agricultora.

Para a agricultora familiar Vera Lúcia Santos Souza Siqueira “essa feira é um grande sonho que hoje estou presenciando. Todo o final de semana eu tinha que ir trabalhar nos restaurantes em Propriá e agora vejo com muita alegria que depois dessa feira, não vou mais viajar para pegar o meu sustento, pois com a feira vou ganhar muito mais. Posso até ir, mas para passear. Isso não é importante? Além disso, duas vezes por semana levo pé de moleque para vender nas padarias em Propriá. Com esse dinheiro de hoje, já guardei R$ 70 para fazer a inscrição de minha filha no vestibular”.

A feira de produtos orgânicos da OCS Leste Sergipano está sendo realizada, todas às sextas feiras, a partir das 15h, em frente à Secretaria Municipal da Agricultura, no município de Japaratuba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.