Feira de Ciências da rede estadual visa estimular pesquisa entre os alunos
Vinte projetos científicos produzidos por alunos de escolas estaduais serão apresentados na I Feira de Ciências da Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe (Fecebs). A abertura do evento será nesta terça-feira, 10, a partir das 15h, no Complexo Desportivo do Sesi, com apresentações culturais e uma palestra sobre os ‘Critérios para o desenvolvimento de projetos para Feiras de Ciências e Semanas Culturais’, proferida pelo professor Julio Cezar Foschini Lisboa da Fundação Santo André. A abertura da feira para visitação pública à exposição dos projetos começará às 17h30min.
Na quarta-feira, 11, segundo dia da Fecebs, intitulada ‘Descobrindo os Caminhos das Ciências’, a exposição será a partir das 8h. Também durante a manhã, o professor Júlio Cezar Foschini fará outra palestra com o tema ‘Protagonismo juvenil’. A Feira será encerrada às 17h30min.
O objetivo do evento, que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação (DED) e da Assessoria do Gabinete, é divulgar e favorecer a democratização do conhecimento valorizando todas as áreas das ciências exatas, naturais, sociais e humanas.
Entre os 20 projetos selecionados, serão expostos trabalhos reconhecidos nacionalmente como o ‘Se me chamar, eu conto. Ah! Se conto’, do Instituto de Educação Rui Barbosa (Aracaju), ‘Caminhando com a Comunidade’, do Colégio Estadual João de Oliveira (Poço Verde), ‘Expomat’, do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite (Aracaju) e ‘Projeto Hermes’, do Colégio Estadual General Calazans (Nossa Senhora das Dores), que foram apresentados no mês de abril em Brasília durante a 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb).
Este último foi um dos destaques da Feira Nacional, com a exposição de um protótipo de um foguete recuperável. O projeto ‘Hermes’ foi desenvolvido ao longo de três anos pelo professor de Física, Nilton Silva, e quatro alunos. Dois deles foram a Brasília para o lançamento do foguete, impulsionado por pressão hidráulica gerada a partir da mistura de água e bicarbonato de sódio.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]