Fapitec realiza em Sergipe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece anualmente com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, como forma de popularizar tais áreas do conhecimento, acontecerá em Sergipe, entre os dias 17 e 23 de outubro. O evento é coordenado no Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Este ano, a SNCT traz como tema principal as ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco’, através da realização de inúmeras atividades de divulgação científica e discussão de estratégias para enfrentar o desafio das mudanças climáticas. A programação inclui também mostra de vídeos sobre gestão ambiental. As atividades são gratuitas e abertas para comunidade.
“A SNCT procura trazer para comunidade uma linguagem decodificada sobre ciência, principalmente para crianças e jovens, despertando neles talento na área científica” explica a coordenadora da Fapitec-SE, Sônia Fonseca. De acordo com a coordenadora, em Sergipe diversas atividades serão realizadas com o objetivo de expor os trabalhos científicos produzidos no Estado. “Além de aproximar a sociedade da ciência por meio de atividades de popularização, na programação teremos: portas abertas, mostras de vídeos, cientista nas escolas, interiorização, apresentação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PBICJ) e exposição científica”.
A coordenadora em Sergipe da SNCT 2011, Eva Maria Siqueira, destaca a importância da SNCT. “O evento é fundamental para divulgação da ciência porque serão apresentados vários resultados de projetos que são apresentados por instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e outras instituições particulares. É como se fosse uma prestação de conta para sociedade”, afirmou Eva.
Iniciação Científica
Ao todo serão desenvolvidas 144 atividades em Sergipe durante a SNCT 2011. Entre elas, está a apresentação aos alunos do PBICJ. Programa que permite ao aluno do ensino fundamental e médio ter a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos nas escolas. O estudante, através de edital lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), recebe uma bolsa no valor de R$ 100,00, e, sob orientação do coordenador do projeto, desenvolve trabalhos científicos.
“O PBCIJ, é importante porque são alunos do ensino médio que começam a se envolver com pesquisa. Eles não têm conhecimento do que é pesquisa. O PBICJ é um incentivador para esses alunos continuarem pesquisando”, enfatizou a pesquisadora Eva Maria. Neste ano, 30 trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados durante a SNCT para que a população e escolas conheçam o que vem sendo feito. Das escolas que participam11 são do interior e duas da capital.
Os estudantes do PBICJ, Luís Fernando Souza e Guilherme Cardoso, através das pesquisas, conheceram um pouco da história do Colégio Atheneu Sergipense, onde estudam. O projeto que vão apresentar na SNCT faz uma busca na história das disciplinas do colégio, além da catalogação dos documentos. “A partir do PBICJ percebemos um número bem superior de disciplinas lecionadas. Por exemplo, antes tínhamos francês, latim e até aula de canto”, explicou Luís Fernando.
Exposição Científica
Com o objetivo de atingir um maior número de pessoas, a Fapitec-SE realizará ainda uma exposição científica no Shopping Jardins, nos dias 21 e 22. Futebol de Robôs, Exposição Fotográfica sobre a vida de Rousseau, Meteorologia, com o meteorologista do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), Overland Amaral, Rádio Web nas Escolas, que é um projeto de popularização de ciência, Arte e Beleza na Intimidade Microscopia, Laboratório Itinerante para o Ensino de Matemática e Falando de Física estão entre os projetos que serão apresentados e são atividades fruto de projetos de popularização apoiados pela Fapitec-SE.
A visita de cientistas nas escolas é outra atividade que mexe com o imaginário dos alunos. A professora de física, Zélia Macedo, é uma das pesquisadoras que realizará essas visitas. “Os professores do Departamento de Física irão a escolas de ensino médio para apresentar palestras e conversar com os alunos. Falaremos sobre Astronomia, Física no dia-a-dia, Física Médica e Nanotecnologia, sempre numa linguagem acessível”, afirmou Zélia. De acordo com a professora, é importante convencer a sociedade que vale a pena investir em pesquisas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fapitec realiza em Sergipe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Foto: Divulgação