[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio de recursos do Fundo Tecnológico (Funtec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança o edital de bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR).

O objetivo do Programa é atrair por meio da concessão de bolsas a fixação de doutores, com experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), e com isso contribuir para a consolidação da base científica e tecnológica necessária ao desenvolvimento social, econômico e científico do Estado. Ações como essas promovem a diminuição das desigualdades em microrregiões de baixo desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado.

A atuação dos pesquisadores poderá ser em duas vertentes. A primeira é a regionalização onde se caracteriza a atração de doutores para instituições de ensino e pesquisa localizadas na Grande Aracaju. Já a segunda vertente é a interiorização que pretende levar doutores para microrregiões do Estado, fora das áreas metropolitanas e com baixo desenvolvimento em C,T&I.

De acordo com o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, o apoio ao Programa é importante para o desenvolvimento do Estado. “É através do edital que a gente busca atrair pesquisadores qualificados com doutorado, que façam projetos principalmente para áreas aqui do Estado, pois temos necessidade de conhecimento em áreas específicas. Dessa maneira, é possível fixar pesquisadores no Estado. A perspectiva é de continuar com o sucesso que obtivemos nos editais anteriores”, comenta. Ricardo acrescenta ainda que o Programa é importante para diversas instituições, pois já houve a atração de pesquisadores para Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes(Unit), Embrapa e Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS).

Para o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, esta é mais uma ação do Governo de Sergipe que busca impulsionar e integrar as políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. “A nossa expectativa é que tenhamos bons resultados com pesquisas que sejam capazes de melhorar a vida da nossa população. Creio que teremos pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia sergipana”, comenta.

Serão disponibilizadas inicialmente 30 bolsas. Esse número pode ser atualizado de acordo com o fluxo tanto de contratações como de desligamentos. A data limite para envio eletrônico de propostas é de até 30 de dezembro.

Para mais informações acesse: http://migre.me/f14zA

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.