Fapitec e Embrapa lançam programação da Semana Nacional de C & T
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se) – instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) – e a Embrapa Tabuleiros Costeiros lançaram na manhã desta sexta-feira, 16, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Sergipe, que ocorrerá de 19 a 25 de outubro. Estiveram presentes representantes das instituições parceiras locais e da imprensa.
O objetivo da Semana é sobretudo mobilizar crianças e jovens em torno das temáticas ligadas à ciência, visando despertar interesse e mostrar sua presença no cotidiano. Nacionalmente a SNCT é coordenada pelo Mistério da Ciência e Tecnologia (MCT) e vem sendo realizada no país desde 2004, com crescente participação do público e de instituições de ensino e pesquisa a cada ano.
Somente em 2008 foram realizadas 11 mil atividades em 450 municípios brasileiros. Já em Sergipe foram realizadas 229 atividades envolvendo 25 municípios. Este ano fazem parte da programação sergipana da Semana 370 atividades. “Estes números são a prova da preocupação da coordenação deste grande evento, o Ministério da Ciência e Tecnologia, dos realizadores locais, no caso de Sergipe, a Fapitec e a Embrapa e dos parceiros, pois sem eles não seria possível concretizar a Semana e, assim, difundir e popularizar o conhecimento científico”, destacou o diretor presidente da Fapitec/Se Ricardo de Santana.
Programação
Com o tema “Ciência no Brasil”, este ano a SNCT busca fazer com que a população brasileira conheça a importância e discuta a ciência e a tecnologia no país. Uma pesquisa feita em 2006 e 2007 pelo MCT, apontou que 85% dos brasileiros não conhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil.
Em 2009 também se comemoram dois marcos importantes na área de C&T realizados por brasileiros: os 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente pelo padre Bartolomeu de Gusmão e o centenário da descoberta da doença de chagas, pelo médico sanitarista Carlos Chagas.
As atividades a serem realizadas no Estado girarão em torno de feiras científicas, mostra de vídeos, exposições interativas e ida de cientistas nas escolas. As cidades pólo serão Aracaju, Itabaiana, Lagarto, São Cristóvão e Propriá, ao todo a Semana atraiu 16 parceiros, responsáveis pela vasta programação. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é ampla e plural, construída conjuntamente com as mais importantes instituições de pesquisa e ensino de Sergipe, neste momento elas abrem suas portas para que toda a sociedade saiba o que vem sendo desenvolvido em ciência e tecnologia no nosso Estado.”, pontuou Ricardo de Santana.
Presente no lançamento da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo Carlos Augusto Franco Guimarães enfatizou a importância da Ciência e Tecnologia em Sergipe. “O governo do Estado compreende a importância do desenvolvimento científico e tecnológico e de estar participando junto com grandes parceiros de eventos como a Semana , que buscam envolver a população com tais temáticas”.
A programação completa do evento em Sergipe está disponível em www.fapitec.se.gov.br. Mais informações pelo telefone 3259-3007 ou através do e-mail comunicacao@fapitec.se.gov.br.