[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) está trazendo para Sergipe o Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx). O programa tem como principal objetivo a resolução de problemas gerenciais e tecnológicos, visando incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora em Arranjos Produtivos Locais (APL’s).

O programa consiste no atendimento direto a micro e pequenas empresas através de técnicos extensionistas, que serão contratados e treinados para identificar gargalos gerenciais e tecnológicos, buscando soluções individuais ou coletivas que serão proporcionadas pelas instituições que fazem parte do Núcleo Estadual de APL (APL-SE). O núcleo foi instalado no ano passado, sob coordenação da Sedetec, com intensa participação de entidades representativas da classe empresarial, de instituições financeiras e do Sistema S.

A equipe do PEIEx será formada por sete técnicos extensionistas e pessoal de apoio. Eles vão atuar durante 14 meses, assistindo 250 empresas de APL’s situadas na Grande Aracaju, em Itabaiana, Itabaianinha e Tobias Barreto. Os APL selecionados pelos técnicos da Sedetec são confecções, cerâmica vermelha e móveis.

"Essa primeira experiência com a prática do extensionismo servirá de aprendizado para que possamos, em seguida, ampliar os trabalhos para outros APL’s em diferentes municípios, seguindo a determinação do governador Marcelo Déda de apoiar os micro e pequenos negócios em todo o Estado", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana.

A partir das ações extensionistas do PEIEx, o Governo espera contribuir para a elevação dos níveis de emprego e renda, para a capacitação, visando a inovação e para a promoção da cooperação entre as empresas e as instituições de apoio do APL-SE.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.