[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Como parte da programação dos festejos juninos na capital, a Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes – está realizando duas exposições simultâneas que ressaltam, cada uma em sua linguagem, as riquezas da maior festa popular do Nordeste, o São João. As exposições acontecem no Mirante da Praia 13 de Julho, bairro Salgado Filho, e na galeria de arte Álvaro Santos, no Centro da cidade, e estarão disponíveis ao público até o dia 30 de junho.
Na Álvaro Santos acontece a exposição “Cores Juninas”, composta de 20 telas e uma escultura, que retratam os festejos juninos de Aracaju. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a visão de cada pintor sobre o tema e apreciar as várias técnicas utilizadas na confecção das telas.
Estão presentes na amostra artistas já acostumados com o tema e novos participantes, a exemplo de Fábio Sampaio, Edilde Gomes, Marli, Josely e Jacira Moura. Irão expor novamente suas teles os pintores Fernando Cajueiro, Laércio, Nogueira, Rina, Anete Sobral, Ana Denise, Male e Silveira. “Cores Juninas” conta ainda com a participação especial do artista plástico Pinto, que está expondo uma escultura de sua autoria.
A galeria não pode negociar nenhuma das obras, mas se o visitante tiver interesse em adquirir um dos quadros poderá entrar em contato direto com o artista e fechar o negócio. A exposição “Ciclos Juninos” permanece até o dia 30 de junho, de segunda a sexta das 8h às 18h, e nos sábados das 9h às 13h.

Um passeio pelo histórico
Já no mirante da Praia 13 de Julho, acontece a exposição “Comemorações Juninas: Tradição Secular em Aracaju”. O foco desta exposição são as tradições juninas em Aracaju. Nela, o turista e o aracajuano encontrarão mostras de reportagens e de assuntos ligados ao São João na capital desde o começo do século 20 até os dias atuais.
O trabalho de pesquisa junto aos jornais ficou a cargo do Arquivo Público Municipal. Todas as matérias escolhidas receberam ilustrações segundo o tema, fazendo com que o público conheça a forma como os festejos juninos eram vistos em Aracaju ao longo do século.
Entre as novidades está um altar que tomará toda a parede do mirante com os três santos comemorados durante os festejos juninos. Além disso, a mesa de simpatia junina, considerada um sucesso no ano passado, está sendo repetida durante a exposição. Ela consiste na retirada de um bilhete contendo uma simpatia pelo visitante. Quando ele tira o bilhete, dois monitores trajados tipicamente vão executar a simpatia para o visitante.
Outra novidade será uma maquete feita de bonecos de barro ilustrando um casamento caipira, uma quadrilha e um trio pé-de-serra. Há ainda a exposição de indumentárias juninas, dando um colorido especial à exposição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.