[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Entre os dias 12 e 14 de setembro, o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras, recebe a exposição “O Olhar da Descoberta”, organizada por Jislaine Santana e Rafael Dantas, estudantes de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o objetivo de atrair a atenção do público de uma maneira diferenciada, a exposição apresentará alguns aspectos da herança religiosa deixada pelos negros nos festejos do Estado.

A exposição gira em torno de três vertentes da cultura afro: Candomblé, Umbanda e Nagô. O primeiro será simbolizado pelo ritual das “Três Saídas”, através de manequins vestidos com as indumentárias tradicionais do culto. A Umbanda será representada pelos santos Cosme e Damião, e por um altar e um arco de bexigas com as cores da religião. Por fim, um ritual do corte de inhame exibido por fotos e vídeos evidenciará a cultura Nagô.

Para Jislaine Santana, essa é uma oportunidade de modificar o modo de olhar das pessoas, pois ela acredita que ainda existe muito preconceito com a cultura afrodescendente. “A gente queria fazer uma coisa diferente, inovar”, afirma. Apesar de serem apenas estudantes, Jislaine e Rafael não encontraram muitas dificuldades e contaram com a ajuda de seus professores para realização da exposição. “É muita correria, mas ver o trabalho pronto faz valer a pena”, ela conta.

Sayonara Viana, coordenadora dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), afirma que essa parceria com a UFS tem aberto muitas oportunidades a novos pesquisadores. As exposições são realizadas sem nenhum custo no que diz respeito à utilização do espaço: o projeto é enviado, analisado e, após a aprovação, os proponentes recebem uma sala para a exposição temporária.

A abertura do evento acontece no dia 12/09, às 13h, e a partir do dia 13/09 as escolas públicas já podem agendar visitas ao Museu, que fica localizado na Rua José do Prado Franco, número 70, bairro Centro, na cidade de Laranjeiras, e funciona das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (79) 3261-1435.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.