[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um acervo que reúne dados sobre a trajetória de grandes mestres da Cultura Popular em Sergipe, bem como as principais manifestações folclóricas por eles lideradas, se encontra em exposição até o próximo dia 30 de agosto, das 8h às 18h, no Centro de Criatividade, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Fotos e inúmeros dados históricos representam as diversas peças em exposição no espaço cultural, que beneficia com a iniciativa, estudantes, professores e demais interessados na história e no desenvolvimento das tradições culturais populares que caracterizam o Estado de Sergipe.

“Em alusão ao mês dedicado às Culturas Populares, promovemos a exposição e outras diversas atividades que têm como objetivo impulsionar a descoberta e a valorização das manifestações folclóricas da nossa terra. Além disso, pretendemos homenagear importantes mestres, a exemplo de Dona Lalinha, do município de Laranjeiras, e Mestre Quendera, dos Bacamarteiros de Carmópolis”, explica o diretor do Centro, Isaac Galvão.

Grupos folclóricos, como ‘São Gonçalo’, ‘Samba de Pareia’ e ‘Parafuso’ também estão em evidência na exposição. Além desses, grandes festas populares apreciadas em Sergipe, tais como a ‘Festa do Vaqueiro’, realizada em diversos municípios durante o ano, a ‘Festa das Cabacinhas’, tradicional em Japaratuba, e o ‘Encontro Cultural de Laranjeiras’, representam a diversidade artística tão presente no território sergipano.

Outras atividades

Entre os dias 27 e 29, a partir das 14h, as exibições de uma série de documentários sobre a Cultura Popular e o folclore sergipano, poderão ser apreciadas pelos que comparecerem ao auditório do Centro de Criatividade. Entre as produções audiovisuais em exibição, estão ‘As Aventuras de Seu Euclides: Lambe-sujo e Caboclinhos’ e ‘As Aventuras de Seu Euclides: Parafusos’, cujas autorias são do alagoano Marcelo Roque Belarmino.

O encerramento das atividades alusivas ao mês dedicado às Culturas Populares se dará a partir das 14h30 do próximo dia 30, com uma homenagem ao Guerreiro Treme Terra, natural do município de Japaratuba, cuja apresentação cultural será protagonizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América.

As ações comemorativas que enaltecem a Cultura Popular em Sergipe, realizadas no Centro de Criatividade, estão abertas ao público. O espaço cultural está localizado na Praça Saturnino de Brito, s/n, Bairro Getulio Vargas, região central de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.