[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante toda esta quarta-feira, dia 16, estarão expostos na praça Fausto Cardoso os trabalhos desenvolvidos nos cursos de Capacitação e Geração de Renda. Esses cursos são desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – em vários bairros de Aracaju, com familiares de crianças atendidas pelo Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A exposição marca o encerramento de seis cursos desenvolvidos nos bairros Santa Maria, Alto da Jaqueira, Augusto Franco, São Carlos, Lamarão e Santos Dumont. Os alunos estarão expondo e comercializando o que aprenderam a produzir. São artigos de moda praia, artesanato, bijouterias, velas decorativas, tapeçaria e culinária.
Até o momento, foram beneficiados com os cursos 165 alunos. Durante cinco meses eles aprenderam mais que a parte prática. No módulo básico, os alunos participaram de palestras sobre cidadania e convivência social. “Esse módulo básico fez a gente se conhecer melhor”, diz Maria Clélia dos Prazeres, aluna do curso de velas decorativas. De acordo com a instrutora Alane Gardênia, o resultado obtido ao final do curso foi surpreendente. “Notamos que eles se desenvolveram muito bem e a auto-estima aumentou. Muitos já estão trabalhando com o que foi ensinado e ganhando o próprio dinheiro. Agora eles já se acham capazes”, afirma a instrutora.
Além de aprenderem formas de aumentar a renda familiar, os participantes receberam uma bolsa mensal de R$ 70. “O dinheiro da bolsa foi muito importante pra gente, para mim então, indispensável, pois meu marido está desempregado. Mas isso não foi o mais importante. Agora a gente aprendeu a fazer alguma coisa. Vou poder trabalhar e ajudar minha família”, diz Maria de Fátima Figueiredo, aluna do curso de velas e mãe de duas crianças no Peti.
Segundo a secretária de Assistência Social de Aracaju, Ana Côrtes, o curso de geração de renda tem uma importância fundamental na capacitação da população carente para o trabalho. “Além de buscar alternativas para o desemprego, estamos trabalhando a socialização e reforço dos laços familiares. Isso é fundamental”, afirma.
À tarde, enquanto os familiares expõem, os filhos atendidos pelo Peti vão estar levando à praça apresentações de dança, Reisado e Carimbó. Os grupos que estarão se apresentando são do Alto da Jaqueira, São Carlos e Lamarão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.