Exposição fotográfica sobre quilombolas está na Galeria J. Inácio
A exposição fotográfica ‘Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência’, está aberta ao público na Galeria de Arte J. Inácio, anexo à Biblioteca Epifânio Dória. A mostra ficará em exposição até o dia 28 de janeiro, apresenta 33 fotografias em preto e branco, três mapas, textos e legendas e é o resultado da documentação fotográfica inédita, realizada em 11 comunidades pelo fotógrafo documentarista André Cypriano. A pesquisa e a cartografia são do geógrafo e pesquisador Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, professor da Universidade de Brasília (UnB).
Para a curadora da exposição, Denise Carvalho, a finalidade da mostra é difundir a cultura quilombola por meio de uma mostra itinerante em espaços públicos, de acesso gratuito, em capitais brasileiras. A mostra já esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. "Nesta nova etapa, a mostra já passou por Santos, Campinas, Paraty, Vitória, Belo Horizonte e Laranjeiras. Depois de Aracaju, a exposição segue para Belém, São Luiz, Manaus e Brasília", completou Denise Carvalho.
A Companhia Vale e a Petrobras patrocinam a exposição com recursos da Lei Rouanet. Sua realização em Laranjeiras e Aracaju tem o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal. A Galeria J. Inácio estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 22h, e no sábado, das 8 às 12h.
Abertura
Na última terça feira, 8, foi realizada a abertura da mostra, com apresentação de dança afro do grupo DançArt. Durante a solenidade, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, afirmou que vê a fotografia como uma grande forma de manifestação cultural. "Através da fotografia, temos um olhar especial sobre o tema. Esta exposição retrata habitação, alimentação, costumes, artesanato, locais e formas de trabalho dos residentes nos centros de resistência da população negra brasileira", disse Luiz Alberto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Exposição fotográfica sobre quilombolas está na Galeria J. Inácio – Foto: Márcio Dantas/ASN