[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fotos, relatos históricos e indumentárias folclóricas compõem a exposição temporária ‘Coroação das Taieiras’, evento que marcou, na tarde dessa terça-feira, 24, no Museu de Arte Sacra, em Laranjeiras, a cerimônia de abertura da ‘VII Primavera dos Museus’. Trata-se de um projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece em várias unidades museais do país e que traz nesta edição o tema ‘Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira’.

De acordo com Sayonara Viana, coordenadora de Museus da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), órgão promissor de atividades alusivas a ‘VII Primavera dos Museus’ nas unidades administrados pelo Governo de Sergipe, a temática aplicada ao evento também está relacionada às celebrações festivas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Essas, historicamente associadas, no Brasil, aos negros e promovidas através de irmandades com danças e folguedos, a fim de integrar africanos à fé católica.

“Tais celebrações constituem em Laranjeiras, uma tradição marcada pelas coroações de reis negros, em que as festas dos seus santos patronos acabam por se aproximar da Festa dos Reis Magos promovida pela Igreja Católica. Daí a intenção de evidenciar a importância da coroação das rainhas taieiras, unindo esse conteúdo aos demais associados à cultura afro-brasileira, presentes nos acervos museais administrados pelo poder público estadual. Dessa forma, além de contemplarmos a proposta do evento nacional, dinamizamos ainda mais a atividade museal e atraímos novos adeptos dessa cultura”, garantiu Sayonara.

A abertura da ‘VII Primavera dos Museus’ ainda foi marcada pela apresentação do grupo Renantique, que faz parte do projeto ‘Patrimônio em Concerto’, desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac). “’Patrimônio em Concerto’ nos torna co-participantes dessa mobilização nacional que envolve as riquezas culturais tão presentes nos museus, entre elas a música medieval e renascentista entoada pelo grupo Renantique”, ressaltou a idealizadora e coordenadora do referido projeto, a historiadora Sandra Sena.


Aprovação

A satisfação do público que se fez presente no Museu de Arte Sacra, em Laranjeiras, foi evidente. Entre os contemplados, o jovem Charles Barreto, 25 anos, membro de uma família que coleciona dados históricos e materiais relacionados às tradições culturais do município. “Fiz questão de prestigiar o evento e registrar os momentos mais importantes que tratam de rituais, como a coroação das rainhas taieiras, que em muito simbolizam a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso presentes em Sergipe”, declarou Charles.

A estudante do curso de Museologia, Crislene Batista, 23 anos, adere pela segunda vez aos atrativos da ‘Primavera dos Museus’ e se mantém disposta a participar de outras novas edições. “Tudo isso é uma estratégia para levar informação e música de qualidade para as comunidades da região laranjeirense, e quando o assunto é cultura afro-brasileira, tornar notórios os antigos costumes locais, entre eles, o da coroação das rainhas taieiras”, salientou a estudante.

Primavera dos Museus

O evento acontece anualmente desde 2007, na perspectiva de divulgar todas as potencialidades culturas existentes no Brasil, com base numa temática estabelecida. Em Sergipe, a sétima edição do evento nacional acontece mediante oferta de diversos atrativos promovidos pelo Governo do Estado, através da Secult, entre os dias 23 de setembro e 23 de outubro.

Nessa quarta-feira, 25, no Museu Histórico de Sergipe (MHS), a roda de leitura, denominada ‘Combatendo Racismo’, levará contadores de histórias à realização de leituras dramatizadas de obras poéticas assinadas por autores, como Solano Trindade, Luiz Melo, Elisa Lucinda e Eduardo de Oliveira.

Confira os atrativos da programação até o dia 27 de setembro:

Visitas guiadas nos períodos da manhã e da tarde
Local: Museu Afro-Brasileiro de Sergipe (Laranjeiras)

Dia 25/09
Roda de Leitura “Combatendo Racismo”
Local: Museu Histórico de Sergipe
Horário: 9h

Lançamento do IV Círculo dos Ogãs “Lei 10.639: uma década de experiências”
Local: Museu Histórico de Sergipe
Horário: 14h

Mesa Redonda debatendo a Lei 10.639/2003 e a proposta do IV Círculo dos Ogãs
Local: Museu Histórico de Sergipe
Horário: 14h30

Dia 27/09
Apresentação única do grupo teatral Menores Unidos, com o espetáculo ‘Negritude’
Local: Museu Afro-Brasileiro de Sergipe (Laranjeiras)
Horário: 14h30

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.