[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Arte e Cultura J. Inácio realiza a partir desta sexta, dia 12, e até o dia 30 de agosto, a Exposição ‘Louça Morena’, com peças de artesanato confeccionado por mulheres do povoado Poxica, uma das mais importantes regiões brasileiras de tradição popular na produção e comercialização de louças de barro, localizada no município de Itabaianinha, em Sergipe.

A abertura da exposição será realizada às 19h, mas às 18h acontece uma mesa redonda sobre o ‘Artesanato de Tradição’ com a participação do coordenador da Sala do Artista Popular e do Promoart, Ricardo Lima, doutor em antropologia e pesquisador do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/MinC, e a antropóloga Marina Zacchi, que vai falar sobre sua experiência com o barro no município de Itabaianinha.  

O acesso de estudantes, professores e todos os interessados em participar das discussões é livre. Em dezembro de 2010, os trabalhos foram expostos em São Paulo com grande sucesso de visitações e venda, na ‘A Casa Museu do Objeto Brasileiro’.
 
Todo o material apresenta o universo do trabalho das mulheres que puxam barro à mão e transformam a matéria-prima em lindas louças, que são vendidas dentro do próprio Centro de Arte. As louceiras de Poxica modelam vasilhas arredondadas, caqueiros, pratos, alguidares, travessas, panelas, xícaras, bules, sopeiras, flores, moringas entre outros.
 
Os produtos foram batizados de ‘louça morena’ pela escritora Cecília Meireles e a exposição é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/RJ e do Ministério da Cultura. As artesãs se encarregam de todas as etapas do processo de produção, desde o preparo do barro, a queima, até a fabricação das tintas naturais que enfeitam suas peças. As tinturas são feitas de base vegetal, com a infusão de lascas da casca dos troncos de jurema, cajueiro ou miritizeiro.
 
Serviço
 
O quê: Abertura da exposição Louça Morena
 
Quando: Nesta sexta-feira, 12, às 19h
 
Onde: Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.