Exames da sífilis e AIDS podem ser feitos gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde
Localizado na rua Porto Alegre, s/n, bairro Siqueira Campos, onde funcionou o INAMPS, o centro faz mensalmente uma média de 450 a 500 exames, com aumento nos meses em que acontecem festas como o carnaval e São João.
Para fazer o exame é muito simples. O usuário só precisa se dirigir até o local onde receberá um cartão, colocar o nome ou apelido e entregar ao atendente. A identificação correta não é necessária, caso queira manter sua identidade sobe sigilo.
Antes de tirar a amostra de sangue para teste, o usuário assistirá um vídeo e participará de uma palestra de aconselhamento coletivo, na qual dois psicólogos vão acompanhar o grupo. Logo após o aconselhamento passará para o pré-teste no qual irá conversar individualmente com um dos psicólogos, caso queira relatar algo.
O resultado tem o prazo de 15 dias e os horários de funcionamento são os seguintes: segunda a sexta pela manhã, das 8h00 às 10 horas; segunda a quinta à tarde, das 13 horas às 15 horas e segunda a noite às 18h30.
Em 2001 foram feitos 2.795 exames e constatadas 32 pessoas infectadas com o vírus da AIDS. Já em 2002 o número de pessoas que fizeram o exame foi 7.037, sendo detectados 63 casos. “Nós queremos é ampliar o número de pessoas cada vez mais para que esse serviço sirva de referência para todo o estado e que a população se conscientize da importância de fazer este tipo de exame”, afirmou o médico Eudes Barroso, gerente da coordenação DST AIDS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]