Ex-meninos de rua participam de palestra sobre a importância da leitura
E foi com o objetivo de despertar o interesse pela leitura, que a Semasc promoveu na manhã de ontem, dia 19, uma palestra que chamou a atenção de cerca de 50 ex-meninos e ex-meninas de rua entre 6 e 17 anos assistidos pela PMA. A palestra, proferida pelo professor e divulgador da editora Ática no Estado, José Benedito de Santana, integra as atividades relacionadas às comemorações da Semana do Folclore, que estão sendo realizadas
pela Semasc para resgatar a cultura popular e divulgar os vários tipos de folguedos existentes nos 22 Centros Comunitários mantidos por esta secretaria municipal.
A palestra “A importância da Leitura” aconteceu no auditório do Centro de Referência e deixou a criançada curiosa. Para o palestrante José Benedito, atividades desta natureza são de grande importância para as crianças e adolescentes, principalmente quando estão envolvidos meninos e meninas de rua, que sempre viveram em um mundo sem diversão. “O livro leva as crianças, através da leitura e até da observação, a participar de um outro mundo, de um mundo diferente para eles”, observou.
Para a coordenadora do Centro de Referência, Maria José Santana, a palestra serviu para despertar nas crianças e adolescentes o prazer da leitura e, pelo contato com o livro, aguçar a curiosidade dentro deles.
Na observação da vereadora Conceição Vieira, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, a Prefeitura de Aracaju está levando a esta parcela da comunidade uma oportunidade ímpar: a do acesso ao conhecimento. “As nossas crianças e adolescentes que viviam esquecidos nas ruas precisam entender a importância dos livros para a construção de um futuro promissor”, diz a secretária. “O acesso à leitura oferece tais condições, mas o gosto pela leitura não se conquista de um dia para noite. É necessário levarmos os incentivos através de palestras como esta e da prática diária para que esta parcela da comunidade compreenda o verdadeiro sentido do conhecimento”.
Creverson Nascimento, de 9 anos, é dos exemplos claros de exclusão social. Inserido nos programas da PMA, o garoto já começa a ter idéia do que vem a ser a leitura em sua vida. “Eu não sabia da história do João Pé de Feijão”, confessou. “Eu quero ler esse livro todinho”, diz, com entusiasmo.
Já Daniel de Araújo, 16, revelou que a palestra fez com que ele descobrisse o interesse por outros tipos de livros. “Eu já tenho 56 revistas em quadrinhos, agora quero começar a ler outros livros com diferentes historias”, observou eufórico. Tatiane da Silva Azevedo, de 12 anos, disse que não tinha interesse pela leitura, mas confessou que a palestra do professor José Benedito lhe fez mudar de opinião. “Depois dessa palestra percebi o quanto é importante ler”, disse. “Não gosto muito de ler, mas começarei a me interessar”, comentou animada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Exmeninos de rua participam de palestra sobre a importância da leitura – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie