[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O aluno egresso do Colégio Estadual Tobias Barreto, Edson Dionísio Santos Junior, recebeu uma Moção de Louvor das mãos de Eliane Passos, presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação em Sergipe (Ceacs/Fundeb/SE). A homenagem foi feita em reconhecimento ao destaque do estudante em concursos nacionais de redação. A Moção de Louvor foi entregue durante reunião do Ceacs/Fundeb, na tarde desta terça-feira, 7, no complexo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Segundo Eliane Passos, o rapaz é um exemplo dos talentos advindos da rede pública de ensino. “Edson é um aluno destaque da rede pública, tendo recebido diversos prêmios nacionais em concursos de redação. Ele é motivo de orgulho para nós do Ceacs e ratifica a importância do Conselho na busca por uma educação de qualidade”, afirmou.

Entre os prêmios conquistados, estão o Concurso de Redação do TRT/SE, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, além do Concurso de Redação do Senado Federal. Em função deste último, Edson tornou-se um Jovem Senador e teve, durante 3 dias em Brasília, a oportunidade de vivenciar o trabalho de um representante do Poder Legislativo.

Em Sergipe, o rapaz de 18 anos criou o Prêmio Literário Tobias Barreto, que consiste em incentivar alunos e professores de escolas públicas a participarem de concursos de redação e desenvolvimento de projetos. A ideia foi levada à Assembleia Legislativa através da deputada Ana Lúcia, que cuidará da tramitação do projeto de lei naquela Casa.

Edson Junior, que sempre estudou na rede pública de ensino, hoje faz curso pré-vestibular em uma escola particular, depois de ganhar uma bolsa de estudos em função dos prêmios conquistados. “Sempre gostei de escrever e participo de concursos de redação desde 2006. Nos meus textos, gosto de abordar temas referentes aos Direitos Humanos, à Cidadania e à Educação”, revelou o rapaz.

Segundo ele, a Moção de Louvor oferecida pelo Ceacs é recebida como um incentivo. “Sinto-me lisonjeado com a homenagem. Fiquei feliz com o comprometimento do Conselho, na pessoa da presidente Eliane Passos. Espero que essas homenagens se multipliquem a todos os outros alunos que têm destaque na rede estadual. O aluno da rede pública deve se sentir cada vez mais valorizado”, declarou Edson.

Para o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, uma das tarefas da secretaria é reconhecer e apoiar os talentos oriundos da rede estadual de ensino. “Assim como Edson, existem muitos outros talentos na rede pública que merecem nossa atenção e incentivo”, afirmou o secretário.

Posse

Ainda durante a reunião do Ceacs, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, empossou como novo conselheiro Claudio Luiz da Silva, para a função de representante titular do Poder Executivo Estadual / Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“A chegada de um representante da Sefaz é oportuna, pois muito vai contribuir para esclarecer as dúvidas do Conselho, sobretudo na questão da aprovação de contas do Fundeb. Cada reforço que o Conselho recebe para a análise de contas é bem-vindo, pois mais vezes ele consegue acertar”, saudou o secretário o novo membro do Conselho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.