Evento na Biblioteca Epifânio Dória debate literatura e cultura afro
Uma coreografia marcante em homenagem a Xangô, apresentada pelo grupo Filhos de Ayrá, do município de Pirambu, deu início aos trabalhos do Encontro Estadual do Proler, que até o dia 21 atrairá à Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) pessoas interessadas em participar das atividades relacionadas à ‘Cultura Afro Brasileira e Políticas para a Leitura, Livro, Literatura e Bibliotecas’, tema desta edição.
A diretora da BPED, Sonia Carvalho, lembrou que o evento, que acontece paralelamente ao Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas, é realizado tradicionalmente em outubro, mas foi adiado para novembro pelo simbolismo do mês. “Como as discussões desse ano vão girar em torno da cultura afro-brasileira, decidimos transferir o evento para o mês em que celebramos a Consciência Negra [20 de novembro]”, explicou Sonia.
Para o vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Bahia/Sergipe, Edilberto Santiago, que marcou presença no início dos trabalhos, o tema escolhido pela organização é pertinente. “Pouco se discute sobre a retratação da cultura afro-brasileira na literatura e pouco se executa ações de estímulo à leitura dessas obras. Portanto, estes eventos representam um espaço importante para esse debate”, disse.
Tanto o Encontro Estadual do Proler quanto o Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas promoverão palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas, exibições de curta metragens, apresentações artísticas e ainda dois mini-cursos.
Para o coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fabiano de Castro, as atividades são atrativas ao público acadêmico. “E essa interação com os diversos públicos, marcada por um trabalho colaborativo, enriquece a formação profissional”, completou.
Na manhã de abertura dos eventos, houve o lançamento de exposição, conferência, roda de leitura especial, entre outras atividades. Ambos os encontros são realizados pelo Proler e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), e contam com o apoio da Secult, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), UFS, SESC, Universidade Tiradentes (Unit), Infográphic’s, Prosarte: Contadores de histórias e outras instituições.
Confira a programação completa aqui.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Evento na Biblioteca Epifânio Dória debate literatura e cultura afro – Abertura do evento começou com uma mesa de debates / Fotos: Ascom/Secult