[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O hábito de navegar na internet melhora o desempenho das crianças na escola e não prejudica relações sociais. É isso que sugere um estudo divulgado na semana passada pela Universidade do Estado de Michigan (MSU), nos EUA.
O pesquisadores começaram a tocar o projeto (o nome é HomeNetToo) há três anos, com o objetivo de estudar hábitos internéticos e seus efeitos em 90 famílias americanas de baixa renda.
Em cada casa foi instalado um computador com internet, e a Universidade ofereceu assistência técnica e help-desk por 16 meses. Até então, a maioria dos participantes nunca tinha tocado num PC.
O estudo mostra que as crianças que passaram mais tempo online no período de um ano tiveram melhor desempenho na escola dos que os que navegaram menos. “Tudo indica que as páginas com muito texto fazem com que as crianças adquiram o hábito de ler mais e mais, isso melhora a interpretação e resulta em melhores notas na escola”, disse, em nota oficial, Linda Jackson, professora de psicologia e principal investigadora do HomeNetToo.
A interface e o design das páginas também afetam o aprendizado. Os pesquisadores observaram que o visual em que o conteúdo é apresentado faz muita diferença na hora de assimilar as informações. Precisa ser adaptado ao ambiente sócio-cultural dos indivíduos, ou seja, tem que ter a ver, precisa provocar identificação.
“Não encontramos nenhuma evidência de que usar a internet em casa provoque redução nos contatos sociais ou limite a comunicação com a família e os amigos”, disse Linda Jackson. “Os adultos que participaram do projeto não demonstraram nenhum sinal anti-social maior do que alguém que não use internet ou que use a rede com pouca freqüência.”

Clipping: Revista InfoExame – SP[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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