[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Diretoria Educacional de Aracaju (DEA), realizou nesta terça-feira, 20, a 1ª Caminhada Estudantil Pela Consciência Negra. Mais de mil estudantes de 20 escolas da rede estadual participaram do evento. A caminhada saiu da Praça da Bandeira e percorreu toda a Avenida Barão de Maruim, terminando na Praça Camerino, local onde houve diversas atividades culturais.

"É um exemplo de cidadania. Esses alunos estão mostrando a importância de valorizar a cultura negra, que faz parte da nossa sociedade", ressaltou a professora Cleide Albuquerque, diretora da DEA. "A caminhada é um momento de reflexão sobre o nosso papel de cidadão e a escola tem papel fundamental nesse trabalho, apoiada principalmente pelo projeto político-pedagógico, que permite consolidar ações como essa", disse Cleide.

Diversas atividades culturais foram realizadas, como apresentações de capoeira, dança e música. O aluno Tharcísio Pereira do Nascimento, do Colégio Estadual Alba Moreira, compôs uma letra sobre do Dia da Consciência e fez uma apresentação de voz e violão para o público. "A música fala sobre a importância da consciência negra. Sabemos que ainda existe discriminação em nosso país e é preciso adotar uma postura consciente, todo os dias, para enfrentar o racismo", destacou.

Segundo o coordenador pedagógico da DEA, Evanilson Tavares França, a caminhada é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o dia 13 de maio, com palestras, encontros e seminários sobre a cultura afro-brasileira. "Um dos nossos objetivos é valorizar a herança africana a partir de uma análise da cultura brasileira e sensibilizar os estudantes sobre a inclusão racial", informou o professor.

Outro assunto lembrado durante o evento foi a Lei 10.639/03, que promove alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas públicas e privadas do país.

Participaram da caminhada alunos dos colégios Atheneu Sergipense, Tobias Barreto, Djenal Queiroz, Manoel Luiz, Valnir Chagas, Jackson de Figueiredo, Alba Moreira, Francisco Rosa, 8 de Julho, entre outros. O dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre o negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares e tem por finalidade lembrar a resistência do negro à escravidão e o combate ao preconceito racial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.