[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estudantes que vivem no bairro Coroa do Meio descobrem através de uma oficina-teatro as especificidades do manguezal. Apesar de viverem numa área cercada por esse ecossistema, muitos alunos só estão conhecendo as suas características dentro do projeto “Com o pé na lama”, que está desvendando as riquezas naturais tão presente no dia-a-dia da comunidade.

A idéia do estudante de Biologia Ricardo Barbosa surgiu a partir da elaboração de sua monografia de final de curso, que trata da regionalização do ensino dos ecossistemas. Também por ser estagiário na equipe de recuperação ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que atua na obra de reurbanização do bairro realizada pela administração municipal, decidiu pela reunião das duas partes.

De acordo com o formando o objetivo principal é oferecer um complemento ao ensino de Ciências que é visto na escola, muitas vezes tratado de forma descontextualizada. Segundo ele, os livros didáticos não levam em consideração a proximidade da casa, da escola, nem o fato de muitos alunos serem filhos de pescadores e marisqueiros. “Eles moram aqui, convivem e não conhecem o que é o mangue”, comentou Barbosa.

“Inicialmente o objetivo era trabalhar com estudantes da 6ª série de um colégio do bairro, mas como já existia o grupo de adolescentes “Amigos da natureza” que trabalha com teatro, resolvi adaptar o projeto juntamente com as aulas de teatro. Então vamos trabalhar esse tema de uma forma lúdica e elaborar um esquete teatral para desenvolvê-lo na comunidade.”, explicou.

Os encontros para a oficina tiveram início no dia 02 de março e prosseguem até o dia 31, sempre às quintas-feiras. Entre as atividades previstas, já foi realizado estudo de campo, exibição de vídeos documentários, elaboração de cartazes informativos e pesquisa de campo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.