Estudantes de Serviço Social participam de estágio na Hildete Falcão
Pelo menos 15 estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit) estão tendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos acadêmicos na maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB). A extensão curricular é possível graças a um convênio firmado entre a unidade de saúde e a instituição particular de ensino superior.
De acordo com a supervisora Pureza Alcântara, o contato direto com os pacientes, além de outras demandas sociais, representa um importante teste prático para as futuras profissionais. "Aqui elas se dividem em vários setores que vão desde a enfermaria até o Banco de Leite. É uma oportunidade que eu não tive, por isso, vejo que todas aproveitam ao máximo com o objetivo de saírem preparadas para enfrentar o mercado", explicou Pureza.
O estágio de quatro horas permite que as estudantes acompanhem a rotina da maternidade diariamente. Segundo Cristiane Pereira, aluna do quinto período do curso, esse contato com o público a fez decidir pelo futuro profissional. "Quero permanecer na área de saúde", contou Cristiane, empolgada com a nova realidade.
Após passar quase um ano e meio na Hildete Falcão, Anne Caroline está na última etapa do estágio. Prestes a concluir o trabalho laboratorial, ela se diz satisfeita com a experiência que adquiriu. Para Anne, o que mais chamou a atenção foi a falta de conhecimento dos pacientes sobre os seus direitos.
"Muitos sequer têm documentação e nem sabem qual procedimento a ser feito, por exemplo, na hora de providenciar uma certidão de nascimento para o bebê. Saio mais consciente daqui, certa de que o nosso papel é servir de mediadora entre a lei e a classe menos favorecida da população", disse Anne Caroline.
Atuação
A profissão Serviço Social foi regulamentada no Brasil em 1957, mas as primeiras escolas de formação profissional surgiram a partir de 1936. É uma profissão de nível superior e para exercê-la é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado onde pretende atuar profissionalmente.
Na Maternidade Hildete Falcão, o serviço conta com quatro assistentes sociais e funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Aos sábados e domingos e feriados, o setor atende das 7h às 13h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes de Serviço Social participam de estágio na Hildete Falcão – Foto: Márcio Garcez/Saúde