Estudantes de Salgado recebem orientações sobre DST/Aids
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa Estadual de DST/Aids, realizou um diálogo com 200 alunos do Colégio Estadual Alencar Cardoso e de outras escolas do município de Salgado para destacar informações sobre a sífilis congênita e a importância do uso preservativo.
“Nós alertamos os jovens para o aumento dos casos da sífilis congênita e a importância das jovens grávidas realizarem o correto pré-natal. Destacamos o uso da camisinha na prevenção não apenas das DST/AIDS, como também da gravidez fora de hora. As formas de transmissão do HIV e a necessidade da realização do teste para o diagnóstico precoce, foram assuntos também abordados”, explicou Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/AIDS da SES durante a conversa.
De acordo com Almir Santana, os estudantes participaram ativamente do diálogo sobre as DST/AIDS. “Os estudantes fizeram perguntas sobre o uso da camisinha, as formas de transmissão do HIV e os sinais e sintomas da AIDS”, afirmou.
Fatores de risco
A 53 Km de Aracaju, na região Centro Sul do Estado, o município de Salgado é localizado próximo a uma rodovia estadual com grande fluxo de veículos e pessoas, com constante realização de festas populares que atraem público de outras cidades e com fluxo turístico pelas riquezas balneárias.
Para o gerente do programa Estadual de DST/AIDS da SES, as características do município são fatores de risco para o aumento de casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis. “Em Salgado foram notificados 14 casos de Aids com cinco óbitos. Esse quadro é motivo de preocupação da equipe da Secretaria de Estado da Saúde, pois existe uma tendência de epidemia de Aids em cidades de pequeno porte”, alertou Almir Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes de Salgado recebem orientações sobre DST/Aids –