Estudantes de Enfermagem realizam palestra sobre o Dia Internacional da Mulher na pediatria do Huse
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, estudantes da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), realizaram uma palestra educativa destinada às mães dos pacientes do setor pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Com o tema ‘Educação em Saúde’, as estudantes esclareceram assuntos ligados à violência contra a mulher, prevenção das doenças mais comuns e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para a gerente do Pronto Socorro Infantil, Rejane Gallo, a humanização é o fator preponderante na recuperação das crianças e a celebração de datas festivas contribui na melhora dos pacientes. “Essa foi uma oportunidade para passarmos os nossos conhecimentos aos pacientes e acompanhantes. É uma maneira de humanizarmos o atendimento e valorizarmos a mulher de forma geral, pois ela é trabalhadora, mãe, educadora. É um momento de integração”, destacou.
A professora do curso de Enfermagem da Unit, Teresinha Silva Dias, comentou que a iniciativa representa trazer os estudantes à realidade da teoria para a prática.”Elas escolheram essa data do Dia Internacional da Mulher porque é uma ocasião em que se identificam. O evento é voltado principalmente para acompanhantes e funcionárias. Temos um convênio entre a Unit e o Huse no qual é ofertado pela FHS o espaço para a formação dos profissionais que um dia irão atuar dentro da Saúde Pública”, comentou.
A estudante do 7º período do curso de Enfermagem, Katyussia Fernanda, destacou a importância dos temas da palestra. “Temos uma visão, em relação à pediatria e, dentro disso, em relação ao abuso sexual, pois vemos casos todos os dias de mulheres e crianças que chegam aos hospitais. Então, temos o aprendizado de como acompanhar essas crianças e as mães”, disse.
Vanessa Maria dos Santos é mãe do pequeno Vinícius Andreis dos Santos, de 3 anos, que está em tratamento contra uma pneumonia. “Eu estou aqui com ele internado e percebo a forma humana como nos tratam. Meu filho está melhorando a cada dia e espero em breve poder levá-lo para casa”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]