Estudantes da UFS se espelham em ações da Semasc para realizar projeto de conclusão de curso
Os trabalhos foram concluídos e ontem as universitárias realizaram uma confraternização com participação de cerca de 40 crianças e adolescentes atendidos naquele Centro de Referência. O projeto desenvolvido pelas formandas teve objetivo de promover a motivação efetiva das crianças e dos adolescentes inseridos no Peti. Durante a confraternização, as estudantes exibiram fotografias, um vídeo, retratando os momentos que marcaram a execução do projeto, e algumas frases de homenagem e agradecimento, além de execução de músicas, que enfocam a adolescência.
Durante as atividades realizadas no Centro de Referência, as formandas desenvolveram diversas oficinas sócio-educativas construídas a partir de textos publicados na internet, exposição de painéis e dinâmicas de grupo. “Essa forma de se trabalhar contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso público-alvo. Eles passaram a participar e contribuir com o nosso trabalho. Desenvolvemos uma ponte que integrou criança, adolescente e a família”, observa Shylen Souza Silva.
As crianças e adolescentes, alvo do projeto, não escondem a satisfação pela oportunidade de participar das atividades com as estudantes. Antonio Lucas Pereira Santos, 11 anos, relata que aprendeu muito com as atividades desenvolvidas dentro do cronograma do projeto. “Aprendi a criar texto, desenhar, fazer trabalho em grupo, artes, além de muitas coisas boas para todos nós”, comenta. Juliana Sousa de Jesus, 14 anos, também revela o que aprendeu durante o projeto. “Aprendi um pouco sobre drogas, prostituição, vários temas trabalhados sobre o nosso organismo, gravidez, abuso sexual, doenças transmissíveis…”, diz. “Foi muito bom ter participado das programações do projeto”, complementa.
Sorridente, a adolescente Laís Conceição Alves dos Santos, 14, demonstra satisfação. “Muitas coisas boas aprendi. Os temas foram muito interessantes e vão servir para o nosso dia-a-dia”, afirma. “Vários temas foram debatidos em sala. A nossa participação foi muito importante, aprendi muitas coisas boas”, diz a jovem Jaiana Gomes Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Estudantes da UFS se espelham em ações da Semasc para realizar projeto de conclusão de curso – Foto: Ascom/Semasc