Estudantes da rede estadual participam de Fórum de Educação
O Governo de Sergipe discutiu as estratégias de desenvolvimento para a Educação em Sergipe com alunos da rede pública estadual, durante a realização do 1º Fórum de Educação para Estudantes. O evento aconteceu nesta terça-feira, 16, no Espaço Emes. O objetivo foi criar um espaço de reflexão e discussão sobre uma política educacional participativa, além de ouvir as reivindicações dos participantes.
O secretário de Educação, professor José Fernandes de Lima, abriu o Fórum às 9h. Ele explicou aos alunos as propostas do governo estadual em relação aos projetos que estão sendo criados e executados para dinamizar a educação em todas as regiões sergipanas. Ao dar as boas vindas aos estudantes, o secretário lembrou que o Governador Marcelo Déda tem dito durante as reuniões que "pretende devolver à juventude a escola pública que ele próprio teve há alguns anos".
O professor Lima apresentou a situação da pasta aos representantes das 36 agremiações estudantis e das 13 entidades municipais ligados à União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) que participam do evento. Ele também falou das dificuldades encontradas no início da gestão e do esforço que o Governo tem feito para ofertar ao aluno da rede pública melhores condições de aprendizagem.
O secretário da Educação discorreu sobre a necessidade da implantação de ações voltadas para a redução do número de analfabetos que em Sergipe chega a 284 mil, do número de evasão escolar e reprovação, e implantação de escolas profissionalizantes, a exemplo das que funcionarão a partir de 2008 em Aracaju e Neópolis. Ele ressaltou ainda a implantação dos laboratórios de informática e de bibliotecas, além da estruturação de despensas e cozinhas para o recebimento, armazenamento e fornecimento da merenda escolar.
PDE de Sergipe
Os seis eixos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também foram apresentados: Inclusão pela Educação, Ensino Profissional, Melhoria da Qualidade do Ensino, Democratização e Modernização da Gestão, Implantação da Gestão Democrática e Articulação e Cooperação com as redes municipais de Educação.
Em cada um desses eixos existe uma série de programas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. "São ações direcionadas à alfabetização de jovens e adultos, alunos com necessidades educativas especiais, estudantes do ensino fundamental e médio, qualificação e valorização de pessoal", explicou o secretário.
Ele informou que para concretizar essas e outras ações, o Governo está divulgando o Plano de Desenvolvimento da Educação com a participação da sociedade. O secretário de Educação ressaltou que todo o trabalho foi elaborado tendo como foco o aluno, mas alertou que "sem a participação e o interesse de cada um as metas não serão alcançadas".
Participação
A idéia da realização do Fórum foi elogiada por estudantes, professores, assessores do governo e parlamentares que participaram do primeiro período do evento. Para a deputada Conceição Vieira, o momento marca uma nova caminhada na Educação em Sergipe. "O Governo está inovando e com isso surgem novas perspectivas para os nossos alunos que se mostravam desestimulados", enfatizou a deputada.
O secretário de Estado do Trabalho, da Juventude, da Promoção e da Igualdade Social, Renato Brandão, disse que a iniciativa mostra a preocupação do Governo em realizar um trabalho de integração entre todas as pastas prevendo a melhoria da qualidade de vida do cidadão sergipano. Já o Coordenador da Juventude do Governo de Sergipe, Saulo Aragão, palestrante da manhã, enfatizou a importância do acesso que o Governo vem dando aos estudantes ao promover eventos do porte do 1º Fórum de Educação para Estudantes.
O presidente da Uses, Júnior Leite, disse que os estudantes defendem toda a ação construída de forma coletiva e que promova a melhoria da qualidade do ensino e da escola pública. "O trabalho do Governo mostra que este compromisso está sendo cumprindo. Vamos aguardar para que no próximo ano estejamos elegendo os nossos diretores", disse Leite. Ele e os demais estudantes foram informados pelo secretário de que o Projeto de Lei que trata da Gestão Democrática nas escolas está sendo enviado ao governador até 31 de dezembro e em seguida deverá seguir para a Assembléia Legislativa para regularização.
A estudante e presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professor Hamilton Alves da Rocha, de São Cristóvão, Rayani Menezes, disse que a oportunidade vai possibilitar que seus colegas possam conhecer de perto as propostas que a Secretaria de Educação têm para melhorar a qualidade do ensino. "Nós viemos, também, com a intenção de perguntar sobre a instalação do laboratório de informática da nossa escola. Já temos o espaço, mas ele não apresenta boas condições na rede elétrica", disse a aluna.
Do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, participaram do Fórum cerca de 40 estudantes. O presidente do Grêmio Estudantil, Rafael Platini Lima, disse que toda a turma veio ouvir dos palestrantes o que está sendo feito em prol daqueles que estudam na rede pública.
Programação
Ainda durante a manhã, o secretário de Educação participou de debates e respondeu a dúvidas dos alunos. No período da tarde, a partir das 13h, o Fórum possibilitou a realização de Mesa Redonda, envolvendo os temas Gestão Democrática e Ensino Profissionalizante. Na ocasião, participaram o Sub-Secretário de Estado da Juventude do Rio Grande do Norte, Marcos Aurélio Garcia de Lemos e a diretora do Serviço de Educação Profissional da SEED, professora Ritanael de Alcântara Souza. O mediador foi o assessor da SEED, Fábio Leite.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]