Estudantes da rede estadual participam da 23ª Oficina preparatória para a IV CNIJMA
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, a 23ª Oficina preparatória para a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA). O evento aconteceu no auditório do Centro Municipal de Apoio de Recursos Humanos (Cemarh), da prefeitura de Aracaju, e envolveu 100 pessoas, entre coordenadores pedagógicos, professores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental do Estado de Sergipe.
Constam da programação: apresentação dos membros da Coe/SE pela professora Conceição Cruz, coordenadora do setor de Educação Ambiental do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic/Seed); dinâmica de Acolhimento com o vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos, Jameson Pereira Silva; palestra envolvendo os quatro elementos ar, terra, água e fogo – meio ambiente e sustentabilidade, ministrada pelo técnico da Secretaria de Estado da Saúde, Ricardo Tavares; e ainda apresentação de Projetos da IV CNIJMA; formação dos grupos de trabalhos com a oficina pedagógica Fazendo Arte e a oficina Construindo o coletivo jovem em Sergipe. O evento terminou com a apresentação do vídeo Carta da Terra.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Nedic/Seed, Conceição Cruz, o objetivo é potencializar os resultados no processo das conferências nos estados. “Já realizamos 22 oficinas preparatórias. Estamos preparando nossos estudantes porque ao final serão selecionados 23 delegados sergipanos para a IV CNIJMA, 20 alunos do ensino regular e três alunos de comunidades tradicionais como quilombola, assentamento rural e indígena. “Faremos a nossa Conferência Estadual com 40 alunos pré-selecionados nas diretorias regionais de Sergipe”, informou a coordenadora.
Mobilização
“O que nós queremos é mobilizar as escolas públicas de Sergipe quanto às questões ambientais no trabalho com a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, destacou o professor Edson Aragão, técnico do setor de Educação do Meio Ambiente (Nedic/Seed).
Para Carlos Eduardo Monteiro, suplente do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, “é fundamental o envolvimento do órgão até para apoiar a mobilização dos jovens nesta e em tantas outras causas importantes”, informou
Projetos ambientais
Muitas escolas já estão se mobilizando para a conferência, realizando oficinas e projetos, entre as quais está a Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, localizado no município de São Cristóvão, com o projeto A Degradação do solo e suas consequências. Segundo a professora de Ciências, Priscila Pedreira, responsável pelo projeto, a escola e a comunidade têm desenvolvido uma participação muito importante. É o caso do aluno Lúcio Moura de Andrade, do 6º ano, que sabe a importância de cultivar alimentos livres de agrotóxicos. “Tenho passado para os meus pais o quanto agressiva é a utilização desses materiais para a nossa alimentação”, disse.
Já na Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos, localizada no município de Nossa Senhora da Glória, o projeto intitulado Escola Sustentável Ambiente Agradável ainda está em fase de andamento, mas já desperta o interesse de toda a comunidade escolar. A estudante Raquel dos Santos Nunes, do 9º ano, é integrante do projeto e, juntamente com a professora responsável, Maria de Fátima Dantas Melo, vê a mobilização dos jovens como o sucesso da IV Conferência Nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. “Estamos fazendo a nossa parte, todos voltados para uma consciência de que devemos preservar nosso meio ambiente”, disse a aluna Raquel.
Conferência
A IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente acontecerá em Brasília (DF), no período de 25 a 29 de novembro. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, o evento tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.
Cerca de 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, se encontrarão na conferência, após já terem debatido o tema em suas escolas, nas Conferências municipais ou regionais e nas conferências estaduais. Na conferência nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes da rede estadual participam da 23ª Oficina preparatória para a IV CNIJMA –