[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estudantes universitários conheceram as propostas do Governo do Estado para a área da Ciência e Tecnologia durante palestra realizada na tarde desta segunda-feira, dia 1º, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, no campus da Universidade Federal de Sergipe, em Itabaiana. A atividade fez parte da programação da Semana da Ciência e Tecnologia, que foi aberta simultaneamente em todo o país e prossegue até a próxima sexta-feira, dia 07, com diversas atividades envolvendo instituições científicas e acadêmicas.

Atendendo ao convite do diretor geral do Campus, Francisco Holanda, o secretário Jorge Santana, explicou a missão da pasta em alavancar o investimento privado e fomentar a área de ciência, tecnologia e inovação a fim de promover a inclusão pela renda. "Nesse contexto o governo estadual deve cumprir o papel de proporcionar os meios adequados para que as empresas venham se instalar em Sergipe, gerando oportunidades de emprego para os cidadãos", destacou.

De acordo com o secretário Jorge Santana, entre as diretrizes traçadas pelo governo em prol do desenvolvimento econômico do Estado estão a viabilização de empreendimentos de médio e grande porte, assim como o crescimento e o fortalecimento das micro e pequenas empresas através da organização de Arranjos Produtivos Locais (APL) nos oito territórios sergipanos. "A Sedetec está trabalhando para a interiorização do desenvolvimento com a implantação de Complexos Empresariais Integrados no interior do Estado, e ainda na ampliação da exploração e do aproveitamento econômico dos recursos minerais em Sergipe", explicou o secretário.

Sergipe Inovador

Fazendo um destaque para a área de Ciência e Tecnologia, Jorge Santana explicou as ações que vem sendo implementadas pelo programa "Sergipe Inovador". A construção do plano Estadual de Ciência e Tecnologia, a partir das sugestões apresentadas pelos principais interessados no assunto, a capitalização do Fundo de Tecnologia (Funtec), os investimentos que vem sendo aplicados no programa do Biodiesel e na construção da nova sede do SergipeTec, que em breve serão anunciados pelo governador Marcelo Déda, foram alguns pontos destacados durante a apresentação feita para os universitários.

Segundo ele, um dos principais propósitos do Sergipe Parque Tecnológico, através das incubadoras que abriga, é oferecer um ambiente propício para que as idéias de pesquisadores científicos sergipanos possam ser desenvolvidas e passem a integrar o mercado competitivamente. "O Governo do Estado, através da Sedetec e sob a coordenação do SergipeTec, está atuando na implementação do programa de Biodiesel, o Probiose, um trabalho de articulação que envolve várias instituições e tem como um dos objetivos transformar Sergipe em um centro de referência em pesquisa na área do Biodiesel, gerando tecnologia no Estado", enfatizou o secretário ao finalizar sua apresentação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.