[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde segunda-feira, 16, o laboratório de referência em citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) está com nova estrutura física. De acordo com o gerente do setor, Francisco Santana, a mudança trará mais lógica ao fluxo de trabalho à medida que vai permitir maior integração entre a equipe. Todo mês, o laboratório do Caism emite aproximadamente 3.500 laudos de exames citopatológicos, chamados de Papanicolau, que detectam lesões no colo do útero. O Centro recebe lâminas de todos os municípios do Estado, que são submetidas a análise microscópica por profissionais qualificados.

Santana afirmou que a divisão anterior de espaços do laboratório dificultava o fluxo de trabalho. "Eram salas pequenas, mal iluminadas e não existia ergonomia nos ambientes. Mesmo sem aumentar a área física do setor, conseguimos um espaço funcional e apropriado para as atividades. Fizemos um esboço inicial da planta baixa, apontando qual seria a formatação ideal para o laboratório, mas quem nos orientou melhor e executou o serviço foram arquitetos e engenheiros da Secretaria de Infra-Estrutura", disse Francisco Santana.

De acordo com Francisco Santana, o trabalho foi organizado e alguns espaços, como o CPD do laboratório, onde os agentes administrativos fazem registros, conferências e digitação de laudos, foram ampliados.

"Agora as equipes de citopatologistas (médicos) e técnicos de citologia (cito-técnicos) estão juntas numa sala ampla. As atividades desses profissionais se complementam, portanto, não faria sentido mantê-los em espaços distintos. Também providenciamos o isolamento físico da sala de processamento, onde são realizadas a coloração e montagem das lâminas. Naquele ambiente são utilizados produtos que exalam um cheiro muito forte, a exemplo do verniz e xinol", disse ele.

Serviços

Além das atividades de laboratório, o Centro de Atenção à Mulher oferece outros serviços especializados de prevenção, diagnóstico e tratamento, como ultrasonografias, eletrocardiograma, assistência ginecológica e realização de pré-natal em gestações de alto risco. A unidade está localizada no Centro Administrativo Augusto Franco, s/nº, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O telefone para mais informações é (79) 3218-9400.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.