Estande com tecnologias agroecológicas é destaque na Exposição de Canindé
A cada ano que passa a Exposição Agropecuária de Canindé de São Francisco cresce em número de animais expostos e em visitação. Este ano não foi diferente. Centenas de pessoas, no período de 4 a 7 de agosto, se deslocaram ao Parque Orlando Andrade e puderam ver animais de alto padrão genético, acompanhar o torneio leiteiro e visitar os estandes de diversas Instituições.
O Governo do Estado foi parceiro do evento e através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), colaborou de forma efetiva para o sucesso do evento, cabendo aos seus técnicos a participação em diversas atividades.
Coube à Emdagro, através da equipe de defesa animal, receber os animais expostos. Uma equipe de veterinários da Empresa coordenou o Torneio Leiteiro que contou com participação de 10 vacas de alta produção leiteira, onde a campeã produziu uma média diária de leite de 50,80 kg; Outra equipe da Emdagro, coordenou o julgamento dos animais e a equipe local da Empresa montou um estande com tecnologias agroecológicas.
Os visitantes puderam ver, em uma área de 600 m², o Sistema Agroflorestal (SAF) instalado pela Emdagro, onde se encontravam culturas como palma, moringa, gliricídia e gergelim, uma horta orgânica, além de apresentar formas de plantar hortaliças e plantas medicinais em pequenos espaços. A Empresa apresentou em seu estande um aquário com peixes e uma máquina classificadora de milho. Mereceu destaque a participação de agricultoras familiares, que junto as técnicas da área social da Emdagro, expuseram e comercializaram seus produtos, a exemplo de artesanato, hortaliças orgânicas e doces e sabonetes produzidos com plantas da caatinga. Os visitantes puderam também conhecer e degustar sucos também produzidos com frutos da caatinga.
“Parceira da Prefeitura de Canindé desde a primeira exposição, a Emdagro, tem procurado aprimorar, a cada ano, o seu estande, levando tecnologias agroecológicas que possam ser facilmente utilizadas pelos agricultores familiares. Além disso, abrimos espaços para os agricultores exporem e comercializarem os seus produtos, resultado da assistência da Emdagro. Montamos uma verdadeira vitrine da agricultura familiar”, enfatiza o chefe Regional da Emdagro, Ary Osvaldo Ribeiro Bomfim, ressaltando o trabalho desenvolvido pelos técnicos locais, que resultou no estande mais visitado da exposição.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estande com tecnologias agroecológicas é destaque na Exposição de Canindé – Fotos: Ascom/Emdagro