Estado vai iniciar no Alto Sertão a interiorização do plano Sergipe Mais Justo
A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, e a adjunta, Maria Luci Silva, reuniram-se nesta terça-feira, 17, com a secretária de Assistência Social e técnica do município de Poço Redondo para conhecer e avaliar o plano de ação ‘Poço Redondo Sem Miséria’ e o planejamento das ações da ‘Busca Ativa’ que será desenvolvida na região.
Durante a reunião, realizada na Seides, ficou acertada para 8 de fevereiro a realização de um encontro de sensibilização e mobilização com os municípios que fazem parte do território do Alto Sertão sergipano. Em Poço Redondo a Seides vai apresentar o plano ‘Sergipe Mais Justo’ e a prefeitura municipal o plano ‘Poço Redondo Sem Miséria’. A meta é incentivar as cidades sergipanas a criarem seus próprios planos.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, o primeiro passo é fazer o diagnóstico das famílias em vulnerabilidade social da região. “O grande lance da Busca Ativa é fazer o diagnóstico de quantas famílias temos sem documentação, quantas crianças temos fora das escolas e, a partir de dados como esses, definir o que precisa ser encaixado no plano municipal”, explicou Eliane.
“Além disso, precisamos identificar e incluir no Cadastro Único as famílias que ainda não fazem parte dele e, por isso, não tem acesso a programas sociais do poder público”, destacou a secretária, ao parabenizar a cidade de Poço Redondo por ter um plano bem elaborado.
Segundo a secretária adjunta, Maria Luci Silva, atender às demandas sociais de Poço Redondo é um grande desafio em virtude da dimensão populacional e localização geográfica da cidade, que periodicamente sofre com as estiagens e a seca.
Contudo, Luci acredita que a cidade será o norte da Busca Ativa. “Decidimos iniciar esta fase da Busca Ativa no município de Poço Redondo por se tratar de uma cidade populosa e com grande quantidade de povoados. Poderíamos ter escolhido um local menor, o que, talvez, facilitasse o trabalho. Mas estamos prontos para o desafio e contamos com o empenho de todos”, frisou.
A diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Sônia Azevedo, avaliou o encontro como positivo. “Estamos trabalhando em conjunto com o município para programar estratégias compartilhadas entre Estado e prefeitura. Este é o objetivo: fazer com que cada ente cumpra a sua parte para que o trabalho seja o mais exitoso possível”.
A secretária de Assistência Social de Poço Redondo, Maria José, agradeceu a oportunidade de discutir o plano de ação da região. “Vai ser muito importante para o município no sentido de orientar o rumo das ações que iremos desenvolver ao longo de 2012”, colocou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado vai iniciar no Alto Sertão a interiorização do plano Sergipe Mais Justo – A secretária de Estado da Inclusão
- Assistência e do Desenvolvimento Social
- Eliane Aquino