Estado reúne estudantes para formular políticas de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira, 11, a "Oficina da Juventude", com representantes de agremiações estudantis de aproximadamente 50 municípios sergipanos. Em parceria com a União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), a proposta é fazer dos estudantes protagonistas da criação de políticas públicas na área de Saúde, de modo que as ações estaduais reflitam as particularidades de cada local e atendam de maneira eficaz às necessidades da juventude em três áreas principais, sexualidade, drogas e violência.
Realizada no Centro de Criatividade, a oficina é uma oportunidade para que jovens de todo o Estado exponham os problemas de Saúde de sua localidade, ampliem a compreensão dessas dificuldades e ajudem o Governo do Estado a montar estratégias de enfrentamento à gravidez na adolescência e uso de drogas, dentre outros temas. O resultado final do dia de trabalho vai subsidiar a criação de um projeto de saúde para a juventude, completamente integrado com a situação específica de cada lugar.
Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a iniciativa busca criar um novo pacto ético de relacionamento entre o Governo e os jovens. "O debate que queremos travar não é simples e, por isso, precisamos formar uma inteligência, uma massa crítica capaz de representar suas comunidades de maneira qualificada e construir uma sociedade que consiga compreender a si mesma. Nosso desafio não é fazer um programa operacional apenas, mas estimular um debate crítico sobre quem somos e que caminhos podemos trilhar para viver melhor", enfatizou.
De acordo com Rogério, não há como formular uma política eficaz sem dialogar com as bases sociais formadoras de opinião. "Os estudantes têm, na Secretaria da Saúde, uma parceira para criar não uma aliança política preocupada com as próximas eleições, mas com a formação desta e das próximas gerações. Queremos mobilizar o sentimento, o interesse das pessoas, a capacidade de formulação, de reflexão. Vamos canalizar todas as nossas energias para a defesa do compromisso com a vida", finalizou.
Segundo o presidente da Uses, Júnior Leite, é fundamental que os jovens sergipanos se engajem na construção conjunta das políticas estaduais de saúde. "Vamos descobrir juntos novas formas de fazer com que os jovens dialoguem entre si sobre as questões que interessam a eles próprios, para manter a sociedade informada, ativa e consciente de seu papel", declarou.
A metodologia
Os estudantes estão divididos em grupos na oficina, de modo que todos tenham seu lugar de fala e possam contribuir efetivamente para o projeto. No início das atividades, a coordenadora de Comunicação da SES, Nadja Araújo, especialista em Comunicação e Saúde, apresentou o modelo de comunicação plural, utilizado pela Secretaria na relação com a sociedade. "Os grupos vão formular suas questões e propostas, e nosso trabalho será consolidar as opiniões e necessidades diversas num projeto amplo, que expresse de fato os anseios da juventude", explicou Nadja.
A coordenadora da Atenção Básica da SES, Ana Débora Santana, o técnico-responsável pelo programa estadual DST/AIDS, Almir Santana, além de gestores de diversas áreas da Secretaria de Estado da Saúde também participam da "Oficina da Juventude".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado reúne estudantes para formular políticas de Saúde – Foto: Márcio Garcez/Saúde