[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Das sete primeiras ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) enviadas para Sergipe, três foram repassadas para o município de Aracaju. A assinatura do termo de doação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 16, no gabinete da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, com a participação do secretário de Saúde da capital, Antônio Samarone.

“Essa doação aconteceu em boa hora, uma vez que a frota do Samu Aracaju, até então com cerca de 10 viaturas, estava precisando de um reforço para atender as demandas de urgência e emergência, principalmente nesse período de chuvas”, disse Samarone, que assumiu a pasta da saúde municipal na última segunda-feira, 12. Segundo ele, as ambulâncias já começam a operar no fim de semana.

As outras quatro servirão ao Samu estadual. Todas elas estão equipadas como Unidades de Suporte Básico (USB). Ao todo, o Estado receberá do Ministério da Saúde 22 ambulâncias. “As 15 demais viaturas, seis delas de suporte avançado [USA], vão ser entregues em dois lotes, acreditamos que até o final de maio”, informou a secretária Mônica Sampaio.

De acordo com ela, a conquista desse quantitativo decorre do projeto de reestruturação do serviço, apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Inicialmente, o Governo Federal somente enviaria ambulâncias aos serviços estaduais ou regionalizados, mas, através desse projeto, a SES conseguiu o repasse para o Samu municipal.

A assinatura do termo de doação ocorrida nesta sexta-feira contou também com a presença da gestora do Núcleo de Atenção Hospitalar e Urgência do Estado, Conceição Mendonça; do gerente de Transportes da SES, Rubens Melo; e das coordenadoras geral e de enfermagem do Samu Aracaju, Vanesca Barboza e Sheila Almeida.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.