Estado registra primeira doação e transplante de órgãos infantis
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE), registrou este mês a primeira doação de órgãos infantis. Trata-se da captação dos rins de um menino de apenas quatro anos de idade, morador da cidade de Itabaiana, que no último dia sete foi vítima de atropelamento no município vizinho de Ribeirópolis. O gesto de solidariedade partiu dos pais do garoto que, além dos rins, também doaram as córneas da criança.
De acordo com o coordenador da CNCDO/SE, Benito Fernandez, após o acidente, a criança ficou internada no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Apesar da dedicação de toda a equipe médica, o quadro se agravou quando foi diagnosticada a morte encefálica, iniciando-se o processo de convencimento da família para a doação dos órgãos e tecidos da criança. "Depois que o óbito foi notificado, nossa equipe conversou com a família. Mesmo diante da tristeza e dor enfrentadas naquele momento, os parentes concordaram em fazer a doação", conta.
Esperança
Os rins do menino já foram transplantados num paciente adulto. Agora, as córneas vão beneficiar uma criança de sete anos de idade que entrou para a fila da CNCDO/SE há 30 dias. De acordo com Odair Alves, tio do receptor, o comunicado da doação sensibilizou todos os familiares que estão na contagem regressiva para a cirurgia que está marcada para acontecer numa clínica oftalmológica nesta terça-feira, 15.
"Meu sobrinho tem um problema no olho esquerdo que o impede de enxergar e quase não acreditamos quando recebemos o telefonema da Central de Transplantes. Pensávamos que ainda ia demorar muito. Só temos que agradecer è família que fez a doação e aos profissionais do HUSE. Graças a essas pessoas, estamos vivendo um momento de grande felicidade", desabafa.
Benito Fernandez explica que a agilidade acontece porque há uma prioridade no sistema de saúde que contempla pacientes menores de sete anos de idade. "Está previsto em lei. Seguimos o protocolo e o contato aconteceu de forma imediata", detalhou.
Fila
Este ano a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe realizou 41 transplantes em todo o Estado, dos quais 30 de córnea, nove de rim e dois de osso. Apesar dos procedimentos, ainda há 376 pessoas à espera de uma córnea e 271 aguardam por um rim. Três pacientes são adolescentes.
Clique aqui para saber mais sobre a Central de Transplantes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado registra primeira doação e transplante de órgãos infantis – Benito Fernandez / Foto: Márcio Garcez/Saúde