Estado reduz custos e aumenta oferta de exames na Hildete Falcão
A maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB) aumentou de 207 para 280 a média semanal de realização de hemogramas no laboratório da unidade. A ampliação da oferta em 35% foi motivada pela aquisição de um aparelho automatizado de hematologia. O moderno equipamento agiliza o trabalho dos biomédicos e ainda reduz em 30% os gastos com material.
De acordo com a gerente do laboratório, Marcélia Dórea, o sistema aberto da máquina permite a utilização de quites reagentes de marcas encontradas no mercado por um custo bem menor. "Gastávamos em média mil reais num conjunto para análise da celularidade sanguínea. Hoje, podemos adquirir outros com a mesma função, pelo preço aproximado de 350 reais", informou.
Segundo a gerente administrativa Gilvânia Nascimento, outros setores da maternidade também estão passando por avaliações que devem resultar na redução dos gastos públicos. "Estamos buscando economizar, sem prejudicar, a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes", enfatizou.
Diagnóstico
O hemograma é um exame realizado diariamente na Hildete Falcão através de solicitação médica. A contagem dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas tem a capacidade de detectar e identificar diversos tipos de leucemia, reações alérgicas e anemias.
Além de determinar o estágio e a gravidade de uma infecção e servir de suporte para o diagnóstico de outras doenças, a avaliação completa do sangue é fundamental para iniciar o tratamento adequado tanto para as mães quanto para os bebês assistidos pela maternidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado reduz custos e aumenta oferta de exames na Hildete Falcão – Foto: Isa Vanny