Estado realiza conferências territoriais para discutir Economia Solidária
O Governo do Estado está realizando durante toda esta semana as etapas territoriais preparatórias para a II Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá no dia 29 de abril. Os encontros tiveram início nesta terça-feira, 23, quando as secretarias da Inclusão Social (Seides) e do Trabalho (Setrapis), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), realizaram a Conferência Regional de Economia Solidária em Estância.
As plenárias regionais acontecerão até a próxima sexta-feira, dia 26, com a participação dos 75 municípios sergipanos. A etapa estadual será realizada em Aracaju, no auditório da Seides, para consolidar o debate sobre o fortalecimento e expansão da Economia Solidária, que engloba um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito para o desenvolvimento de comunidades.
De acordo com a técnica do Departamento de Inclusão Produtiva da Seides e membro da comissão organizadora da Conferência Estadual, Simone Sobral, as conferências são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade.
Em cada conferência regional serão escolhidos delegados e suplentes que representarão seus municípios na etapa estadual. “Nesses encontros a sociedade discute e delibera sobre temas relevantes, oferecendo subsídios aos órgãos governamentais na formulação e execução de políticas públicas para fomentar a economia solidária no Estado”, explica Simone.
A secretária de Ação Social de Estância, Hélia Santana, prestigiou o evento e falou sobre a importância do fortalecimento de ações para alavancar a economia solidária no município. “Esses encontros são fundamentais para o fortalecimento das associações e do cooperativismo no município. São iniciativas louváveis que contribuem para o amadurecimento das ideias e para o conhecimento dos cooperados”, ressalta a secretária.
A artesã filiada a uma associação municipal de Estância, Josefa dos Santos, ficou entusiasmada com a possibilidade de aprendizado. “O incentivo que nós estamos recebendo nesse evento é muito importante para que possamos adquirir mais conhecimentos sobre as potencialidades que a economia solidária nos possibilita”, destaca Josefa.
Eixos temáticos
Seguindo os regulamentos da Conferência Nacional, que será realizada de 16 a 18 de junho, em Brasília, a etapa estadual organiza-se em plenárias, agregando cinco regiões-territórios. Cada encontro regional integra diversos municípios e apresenta três eixos temáticos e questões orientadoras de debates, que vão girar em torno dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária; do trabalho associado, da autogestão, sustentabilidade e solidariedade; e da organização de políticas e programas de desenvolvimento.
Outros encontros
Os encontros são realizados em cinco municípios. O tema norteador dos debates é ‘O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia de política para o desenvolvimento’.
Nesta quarta-feira, 24, acontecem conferências em Propriá, com 17 outros municípios, e em Campo do Brito, com mais 13 municípios. Já no dia 25 será a vez de Nossa Senhora das Dores e no dia 26 esta fase do trabalho termina em Aracaju, no auditório da Setrapis.
Conceito
A Economia Solidária vem se apresentando como uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, e uma resposta eficaz a favor da inclusão social. Ela inclui uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Clique aqui para saber mais sobre Economia Solidária.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado realiza conferências territoriais para discutir Economia Solidária – Josefa dos Santos
- artesã filiada a uma associação municipal de Estância