Estado prepara funcionamento da nova maternidade
Desde que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, uma série de medidas vêm sendo adotadas no sentido de agilizar os processos para qualificação do atendimento que será prestado às gestantes de Sergipe. O planejamento estratégico da instituição está em fase avançada.
Para adequar a atuação dos profissionais ao novo ambiente, reuniões semanais estão sendo realizadas com todos os gerentes da Maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB). A cada encontro, acontecem debates sobre as normas e rotinas que serão importadas e melhoradas com a intenção de facilitar o fluxo de pacientes.
Uma das adequações que vem sendo discutidas diz respeito à reestruturação da farmácia, onde devem ser aplicados novos métodos de distribuição de remédios. A dose individualizada é apenas uma de muitas iniciativas para evitar o desperdício de medicamentos essenciais ao tratamento das mães e dos bebês de atlto-risco.
Quando a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes estiver em condições adequadas de funcionamento, a meta do Governo do Estado é transferir para lá os 600 profissionais das equipes médicas e de enfermagem da Maternidade Hildete Falcão, que entrará em reforma. Como a estrutura física da nova unidade é maior, com UTI’s maternas e 50% mais leitos de enfermaria do que possui a Hildete, o quadro de funcionários deverá ser preenchido com profissionais qualificados através de processos seletivos.
"Estamos criando uma espécie de plano coletivo, uma construção democrática que visa garantir um serviço digno de atendimento à população", informou o coordenador geral da maternidade Hildete Falcão Baptista, George Caldas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado prepara funcionamento da nova maternidade – Foto: Márcio Garcez/Saúde