Estado prepara campanha solidária para minimizar efeitos da seca em SE
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira, 19, uma reunião com órgãos governamentais e da sociedade civil organizada para definir as estratégias de realização de uma campanha solidária em prol dos 75 mil cidadãos atingidos pela seca nos 11 municípios sergipanos que já decretaram situação de emergência.
Durante o encontro, do qual participaram as secretarias de Estado da Cutura (Secult), de Comunicação (Secom) e do Esporte e Lazer (Seel), a Acese, a Legião da Boa Vontade (LBV), a Defesa Civil de Aracaju e cantora Amorosa, representando um grupo de artistas que está mobilizado para ajudar as vítimas da seca em Sergipe e das chuvas no Rio de janeiro, ficou definido que a arrecadação será concentrada em alimentos não-perecíveis, água mineral e materiais de limpeza e higiene pessoal.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, o Governo do Estado está organizando a campanha, mas quer a parceria de todos os segmentos da sociedade. Os quartéis da Polícia Militar de Sergipe, Corpo de Bombeiros, a sede da LBV em Aracaju e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na Orla de Atalaia, já foram estabelecidos como alguns pontos para arrecadação.
Além disso, os donativos também serão arrecadados durante o Verão Sergipe, na praia da Caueira, e no Campeonato Sergipano de Futebol. “Nos somamos à campanha que havia sido criada para ajudar o Rio de Janeiro, mas chegou a hora de focarmos nossos esforços também para os sertanejos que estão sofrendo com a seca aqui em Sergipe. Vamos organizar uma boa estratégia de divulgação, lançar a campanha para que todos possam unir forças e minimizar os problemas”, afirmou a secretária Eliane Aquino.
Voluntariado
Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, major BM Erivaldo Mendes, o trabalho agora é de mobilização. “Decidimos realizar um chamamento de toda a sociedade sergipana para, além de fazer doações, iniciar um trabalho voluntariado para triagem de alimentos e montagem de cestas básicas. Essa campanha quer envolver municípios e movimentos sociais e fazer com que os donativos arrecadados cheguem até a coordenação da campanha e assim distribuídos para aqueles que mais precisam”, explicou.
Mendes acrescentou que toda ajuda é bem-vinda. “Reforço que a participação deve ocorrer, individual e coletivamente, até mesmo entre as empresas e nas comunidades. Todos podem mobilizar e contatar a Defesa Civil Estadual pelo telefone (79) 3179-3760”, informou.
Parcerias
A Legião da Boa Vontade (LBV) está integrando algumas campanhas solidárias em território nacional e se juntou ao Governo de Sergipe para atender às vítimas da estiagem no estado. A assistente social responsável pela articulação da rede social da instituição, Lídia Anjos, disse que a LBV pretende formar parcerias para mobilizar campanha e que a instituição já disponibilizou 1300 kg de feijão arrecadados para ser entregues no semiárido sergipano.
“A LBV está encabeçando uma campanha social em todo o território nacional com o tema SOS Calamidades. O objetivo é mobilizar recurso humano e material para atender as situações de emergência no país. Por isso, já nos colocamos à disposição do Estado como ponto para arrecadação de donativos e de estoque”, informou Lídia.
Show solidário
A união de forças em prol da campanha solidária contra a estiagem no Estado vai receber a contribuição da música sergipana. Segundo a artista Antônia Amorosa, um show solidário será realizado com a participação de mais de 20 artistas sergipanos em 12 horas de música. O evento acontecerá das 10h às 22h do próximo sábado, 21, na Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia.
Inicialmente concebido para ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, o evento vai incorporar também o auxílio aos sertanejos de Sergipe. “Essa iniciativa foi criada através da sensibilidade de um grupo de artistas sergipanos, que diante desses fenômenos climáticos, decidiu unir forças e exercer seu papel cidadão. A intenção é sensibilizar as pessoas e estimular a solidariedade através da boa música sergipana”, ressaltou Amorosa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado prepara campanha solidária para minimizar efeitos da seca em SE – Fotos: Edinah Mary/Seides