Estado organiza Maratona Escolar Joaquim Nabuco para alunos sergipanos
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta segunda-feira, 8, a Maratona Escolar Joaquim Nabuco. A solenidade de abertura ocorreu no auditório da biblioteca pública Epifâneo Dórea e contou com a presença do escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Murilo de Melo Filho. O evento, de abrangência nacional, faz parte das comemorações do centenário de morte de Joaquim Nabuco. A promoção é da Caixa Econômica Federal em parceria com a Academia Brasileira de Letras e apoio das secretarias estaduais de educação.
O objetivo da maratona é levar os alunos a conhecerem a contribuição dada ao país pelo grande brasileiro Joaquim Nabuco e também estimulá-los a escrever um texto sobre a importância de sua vida e obra, tanto na literatura quanto em momentos históricos do Brasil. Os cinco finalistas receberão viagem-prêmio para o Rio de Janeiro, na terceira semana de julho, e dois tipos de kits de livros para serem entregues aos alunos e professores orientadores.
A redação deverá ser desenvolvida em prosa, contendo no máximo 30 linhas manuscritas ou digitadas no corpo 12. O texto deve ser enviado até o dia 21 de maio de 2010 ao Instituto Antares, localizado na Rua Visconde de Pirajá, 142 sala 1201, Ipanema, Rio de Janeiro- RJ CEP: 22410-003, ou pelo site http://www.maratonaantares.com.br.
Contato fundamental
“Participar de eventos como esse é muito gratificante, pois, como escritor e acadêmico, acho que é meu dever levar ao conhecimento dos jovens a importância de conhecer grandes nomes de nossa literatura, como do pernambucano Joaquim Nabuco. Além de um importante escritor, ele foi advogado, jornalista e teve grande destaque nas campanhas abolicionistas. Sua luta pela igualdade social é algo que deve servir de exemplo para a sociedade brasileira hoje”, declarou o escritor Murilo de Melo Filho.
Para o professor Paulo Roberto Rêgo, diretor de Ensino Médio da Seed, esse contato do aluno com o autor é fundamental para estimular a pesquisa e resgatar a memória de brasileiros ilustres. “Procuramos mobilizar alunos, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino, a fim de incentivar o jovem a ler mais, escrever e despertar seu interesse em participar de concursos de redação, necessários para estimular a criatividade e aguçar o senso crítico”, disse Paulo.
A professora Celi Farias ficou muito satisfeita com a iniciativa da Seed em promover essa interação entre alunos e o escritor. “Foi a oportunidade que nossos estudantes tiveram de interagir com um escritor de renome como Murilo de Melo. E também por trazer conhecimentos sobre vida e obra de Joaquim Nabuco que muitos estudantes desconheciam. Temos de nos orgulhar de nosso autores, e para isso é necessário que haja o conhecimento”, afirmou.
Foi por essa razão que Cláudia dos Santos, aluna do Colégio Estadual Gaspar Lourenço, ficou atenta ao pronunciamento do escritor Murilo de Melo. “Confesso que não conhecia Joaquim Nabuco nem o palestrante. Para mim, esse momento que estou vivenciando hoje é uma grande descoberta. Seria bom que ele acontecesse mais vezes”, disse a estudante.
Já para Mateus de Oliveira Fonseca, do Colégio Estadual Sílvio Romero, essa foi uma oportunidade ímpar. “Podemos ter contato direto com um escritor brasileiro e conhecer melhor sua obra. Isso, com certeza, despertará em nós um maior interesse de ler essas obras e também de escrever”, revelou o estudante.
Escrever foi justamente o que levou Leonardo Santos, aluno do Colégio Arquidiocesano, ao evento. “Foi muito bom a Secretaria de Educação divulgar esse evento para alunos da rede privada de ensino também. Estou tendo a oportunidade de conhecer e entender a obra de Joaquim Nabuco para fazer um texto bom e participar do concurso de redação”, disse o aluno.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado organiza Maratona Escolar Joaquim Nabuco para alunos sergipanos – Foto: Ascom / Seed