[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos das coordenações de Vigilância Epidemiológica do Estado e do município de Aracaju se reuniram na manhã desta sexta-feira, 14, para traçar um plano de ação para intensificar o combate ao dengue na capital sergipana. As ações já começam na próxima segunda-feira, 17, quando aproximadamente 110 agentes de endemias vão dar início às visitas domiciliares nos bairros considerados estratégicos.

"É papel do Governo auxiliar os municípios quando eles encontram qualquer dificuldade para executar as ações. Aracaju é uma das doze localidades que são consideradas prioritárias porque têm uma maior concentração populacional e, conseqüentemente, mais probabilidade de ocorrer focos da doença", afirmou Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O trabalho vai começar nos bairros Coroa do Meio, Atalaia, Santos Dumont, Cidade Nova, Centro, 13 de Julho, Novo Paraíso, São José, Grageru, Palestina, Soledade, Santa Maria, Lamarão, São Conrado e Olaria. "São localidades que apresentaram elevado indicador entomológico (presença do vetor) ao longo do ano. Por isso merecem atenção redobrada", comentou a gerente, acrescentando que ações serão intensificadas até o fim do mês de janeiro.

De acordo com a coordenadora municipal do programa de controle do dengue, Taíse Cavalcante, os agentes de endemias estarão divididos em grupos, visitando 100% dos imóveis. "O Estado cedeu 20 agentes para reforçar nossa atuação. Faremos as inspeções domiciliares, eliminando criadouros e alertando a população para os cuidados que devem ser tomados. Nosso objetivo é evitar uma epidemia, principalmente do dengue hemorrágico", disse a coordenadora.

Ações simples

Sidney Sá reforçou ainda a necessidade de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença com ações simples como não deixar água parada nos pratos de plantas e pneus, vedar as caixas d’água e lavanderias e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo. "A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer", reforçou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.