[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, reuniu prefeitos e secretários de Agricultura e da Assistência Social dos 47 municípios beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA-Leite) para discutir a reformulação do programa e buscar soluções conjuntas para resolver falhas no abastecimento em alguns municípios, além de aditivos financeiros e contratos. O encontro aconteceu no auditório da Seides, Centro de Aracaju.
 
Na abertura da reunião a secretária-adjunta agradeceu a presença de todos e relatou que o trabalho de reestruturação PAA-Leite vem desde 2010, antes das auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o programa.
 
“Já estávamos com um trabalho muito direto com as associações e laticínios para poder dar mais transparência a todo o processo que se dá no PAA-Leite. Na avaliação da Seides, a novidade do pagamento feito diretamente na conta dos produtores e não mais com o intermédio das associações é uma mudança importante, que atende à determinação federal, mas que não pode ser razão para o desabastecimento do leite”, explicou Luci Silva, acrescentando que o objetivo do pagamento direto na conta do produtor é oferecer  mais autonomia financeira e assegurar a pontualidade no pagamento.
 
“Como estamos reformulando o programa, é necessário realizar a busca de outros produtores para compor o PAA-Leite. Dessa forma, asseguramos que os pequenos produtores não serão dependentes dos grandes laticínios e que terão a garantia de um preço regular e justo pelo leite que produzem”.
 
O secretário de Agricultura do município de Nossa Senhora Aparecida, Daniel de Jesus Torquato, avaliou positivamente o encontro. “É importante termos reuniões, principalmente para informar as mudanças as quais vão beneficiar os produtores e consumidores”.
 
De acordo com a coordenadora estadual do PAA-Leite, Rose Rodrigues, a partir da reunião desta terça-feira, 6, os prefeitos formaram uma comissão que vai se reunir na próxima sexta-feira, dia 9, para elaborar uma pauta de encaminhamentos que serão apresentados ao Governo do Estado para auxiliar na melhoria da operacionalização do programa.
 
O Programa
 
O Programa do Leite estimula a produção e assegura o consumo diário de leite a 33,5 mil famílias sergipanas. Atualmente, o programa atende a 35 municípios, fortalecendo a cadeia produtiva do leite por meio da geração de renda e da garantia de preço do produto da agricultura familiar, diminuindo a vulnerabilidade social com o combate à fome e à desnutrição. Os governos Federal e de Sergipe investiram, em 2010, mais de R$ 11,5 milhões na iniciativa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.