[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reuniu na manhã desta terça-feira, 13, com representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE) para discutir questões relacionadas à organização do sistema estadual de saúde. Na oportunidade, Rogério Carvalho apontou os investimentos que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem fazendo para reforçar a assistência aos cidadãos na capital e no interior do Estado, nas redes básica, hospitalar, especializada e de urgência e emergência.

"Os temas abordados neste encontro refletem diretamente na maneira como o Estado quer organizar o sistema de saúde, garantindo aos cidadãos acesso universal às ações, serviços, tecnologias e insumos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de aprovado o conjunto de leis que viabiliza o projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe, chegamos à fase de regulamentação, e a participação do Cosems é fundamental nesse processo", comentou o secretário.

A política de investimento do Governo na saúde foi outra importante pauta da reunião. "Estamos construindo, reformando e ampliando 57 Clínicas de Saúde da Família em 37 municípios sergipanos, num investimento que ultrapassa R$ 32 milhões. Isso vai expandir a qualificar as ações de atenção básica no interior", afirmou Rogério, lembrando que até 2010 serão construídos, reformados ou ampliados 110 estabelecimentos de saúde nos 75 municípios sergipanos.

Na rede hospitalar, o secretário destacou que já estão em andamento as obras de construção dos hospitais regionais de Lagarto e Estância, bem como a reforma e ampliação dos hospitais de Simão Dias, Boquim, Propriá e Porto da Folha. "Também vamos expandir as obras de reforma e padronização para os regionais de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória, entre outros tantos investimentos que estão previstos. Nosso objetivo é modernizar 100% da rede hospitalar", garantiu.

Apoio

O presidente do Cosems, Murilo Porto, ressaltou que o Governo de Sergipe tem priorizado o trabalho em conjunto e o apoio aos municípios. "É importante reforçar isso. Diferente do que acontecia em administrações anteriores, todas as decisões agora são pactuadas entre o Estado e os gestores municipais. Não existem mais imposições. Tudo é discutido e avaliado entre os entes, levando em consideração critérios técnicos e operacionais, sem interferência política", pontuou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.