[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12, um seminário sobre crack e outras drogas. O evento, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como público alvo conselheiros tutelares, conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros estaduais de assistência social e integra a campanha de enfrentamento ao crack e outras drogas criada pelo Governo do Estado intitulada “Sergipe contra o crack. A favor da vida”.

O seminário para conselheiros é ministrado pelo consultor em Direitos Humanos e uso de drogas, Domiciano Siqueira, que capacita há 18 anos profissionais do Brasil e conta com a participação de conselheiros de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Lagarto, Itabaiana, Estância, Estância, Propriá, Carmópolis, São Cristóvão, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Campo do Brito, Tobias Barreto, Cristinápolis.

De acordo com o palestrante, a intenção é sensibilizar o público para uma nova maneira de lidar com uso de drogas. “Os usuários de crack sempre foram um desafio para as políticas públicas. Eu não trago nenhum receita pronta, eu trago a possibilidade de reavaliação dos conceitos que organizam o nosso pensamento a esse respeito. E a partir do reposicionamento, tanto individual quanto político, poderemos acolher essas pessoas num processo de atenção integralizado”, explica Domiciano.

O consultor destaca ainda o grande diferencial da sua proposta. “Defendo a ideia de que não precisamos exatamente exigir que usuários de drogas parem de utilizá-las para ter acesso ao tratamento. Penso que o usuário precisa é de tratamento. O uso está ligado ao direito fundamental do ser humano e a sociedade tem muita dificuldade de lidar com isso”, explica.

Para ele, é preciso minimizar os riscos trazidos pelo uso de drogas a partir de uma relação com o usuário e com o serviço de atenção integral, assumindo uma nova postura em relação à problemática. “Assim os profissionais percebem a existência de novas possibilidades de lidar com esses grupos de uma forma mais humanitária e digna, com mais possibilidades de vitória do que de derrota, tanto para o usuário quanto para o serviço”, acrescenta.

Ação do Estado

Segundo a assistente social da Seides e gerente da Proteção Social Especial, Cláudia Cardoso, a Secretaria está envolvida na prevenção e reinserção social dos usuários de crack. “A Seides integra o Plano de enfrentamento ao crack do Governo do Estado e ficou com um eixo fundamental, que é o da mobilização, capacitação e a reinserção do usuário. Também assumimos a parte do controle social. A ação está sendo realizada através do Gabinete da primeira-dama Eliane Aquino e com as Secretarias de Estado da Saúde e Educação”, relata Cláudia.

O assessor técnico do Gabinete da primeiro-dama, Ciro Brasil, destaca a ação do Governo no enfrentamento ao uso de drogas. “O plano do Governo tem diversos eixos, a exemplo da prevenção, do atendimento ao usuário e o da repressão. Por trás dos eixos, uma das principais ações que realizamos diz respeito a capacitação. O papel do Governo do Estado é facilitar o trabalho dos municípios para que executem da melhor forma possível a política de assistência, educação e de saúde”, explica Ciro.

O conselheiro tutelar de Tobias Barreto, Anderson Santana, aprova a iniciativa da capacitação. “Esse evento é fundamental para nos capacitar e, dessa forma, poderemos disseminar em nossa cidade maneiras conscientes de combater o uso do crack. Para que isso aconteça, precisamos estar munidos de informação”, avalia Anderson.

Saúde

Durante o seminário, representantes da Secretaria de Estado da Saúde explanaram o plano de enfretamento ao uso do crack voltado para o tratamento do usuário. “Entendemos que os conselheiros têm uma co-responsabilidade nesse tratamento e, por isso, consideramos fundamental a capacitação para esse público”, destaca Sony Petris, assessora técnica da Diretoria de Atenção Psicossocial da SES.

A SES também realiza capacitações para os profissionais dos Centros de Referencias de Assistência Social de Sergipe, desde o dia 8, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção e, consequentemente, habilitar os trabalhadores da assistência social. Esta semana o trabalho está sendo realizado em Propriá com profissionais da própria cidade e também de Aquidabã, Neópolis, Japoatã, Malhada e São Francisco. As atividades são divididas em blocos e acontecem até janeiro de 2011.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.