[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe intensifica esta semana as ações de combate à dengue. Nesta terça-feira, 25, serão distribuídos para os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) dos 75 municípios sergipanos adesivos gigantes com informações para identificar os tipos de dengue e como agir em cada caso. O material vai auxiliar os médicos a diagnosticar a doença para prescrever o tratamento mais adequado e poderá ser fixado no ambiente de trabalho para uma melhor visualização.

De acordo com Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Vigilância Epidemiológica da SES, este material é uma forma prática para guiar o médico na conduta terapêutica. "Vamos enviar uma carta pedindo aos secretários municipais que incentivem a utilização do adesivo e os supervisores regionais vão distribuir nos municípios para os médicos do PSF", explicou.

Segundo ela, esta ação faz parte do Plano de Contingência para a Assistência ao Paciente de dengue elaborado pelo Estado. "A Secretaria também elaborou um Plano de Intensificação para o Combate ao Vetor e nós enviamos para o Ministério da Saúde (MS) avaliar. No momento, estamos aguardando a posição do MS em relação ao que apresentamos", completou Sidney.

Desde o início do ano, mais de 800 casos já foram notificados, dos quais 200 confirmados, inclusive 12 por dengue hemorrágica. "Estamos com a atenção voltada para os casos de reinfecção e contaminação de crianças, porque uma morte de criança foi confirmada neste ano", esclareceu Sidney.

Atuação reforçada

O Governo do Estado tem atuado na organização de estratégias em parceria com os municípios para o controle da dengue. No ano passado, por exemplo, foram realizadas dezenas de capacitações sobre o tema com médicos, enfermeiros e agentes comunitários do Programa de Saúde da Família, profissionais da rede hospitalar da capital e do interior, coordenadores de endemias dos municípios e digitadores do sistema de informações sobre a doença.

Além disso, desde o mês de dezembro o Estado cedeu 20 profissionais ao município de Aracaju para auxiliar no combate à doença. No último dia 3, o secretário Rogério Carvalho apresentou à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério a proposta de mobilização do Governo do Estado, especificando tudo o que é preciso para controlar efetivamente a dengue em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.