Estado capacita profissionais para o ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’
A Coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve nesta sexta-feira, 5, no município de Estância para dar continuidade às ações de ampliação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A iniciativa é uma parceria entre a SES e Secretaria de Estado da Educação (SEED) para levar conhecimento e estimular o diálogo nas unidades de ensino sobre temas como a Saúde Sexual, Diversidade e Cidadania, Saúde Reprodutiva, Protagonismo Juvenil, dentre outros.
De acordo com o médico Almir Santana, responsável técnico pelo Programa DST/AIDS da SES, o Saúde e Prevenção nas Escolas foi implantado há três anos, mas ainda não abrange todos os municípios sergipanos. "Estamos nos empenhando para expandir essa iniciativa e implantá-la em cidades e escolas que ainda não possuem. Como envolve profissionais de saúde e educação, o programa é uma importante ferramenta para desenvolver estratégias de promoção à saúde para crianças e adolescentes", disse Almir.
Roosevelt Costa, técnico do Departamento de Apoio ao Sistema de Ensino (Dase) da SEED, explicou que a capacitação aborda diversos eixos temáticos. "Discutimos questões relacionadas à construção da sexualidade, relações de gênero, vulnerabilidade, gravidez na adolescência, protagonismo juvenil e o combate às DSTs/AIDS e ao uso de drogas. Nossa proposta é ampliar a abordagem desses temas, que nem sempre são tratados da maneira mais adequada pelos educadores", disse o técnico.
Para a coordenadora do programa SPE em Estância, Ângela Cristina Nascimento, um aspecto importante da iniciativa é a integração entre os profissionais de educação e saúde. "Essa sintonia é importante e traz resultados bastante positivos. Por isso, nosso objetivo é que o programa seja implantado em todos os municípios e no maior número possível de escolas", frisou Ângela.
Participaram da capacitação professores das redes estadual e municipal, agentes de saúde e técnicos das secretarias municipais de Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Arauá e Indiaroba. Esses municípios integram a Diretoria Regional de Educação 01 (DRE-01), cuja sede está localizada em Estância.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado capacita profissionais para o ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’ – Foto: Márcio Garcez/Saúde